Cooperativas são fonte de prosperidade para produtores rurais

Foto: Freepik

Por meio da união, é possível aumentar a força, ampliar sua estrutura e conquistar novos mercados

por Carlos André Santos de Oliveira, diretor-executivo do Sistema OCB/ES.

Anúncio

Já podemos considerar que é consenso em nossa sociedade que a união faz a força. E no mundo dos negócios, a aplicação prática desse modo de atuação conjunta tem mostrado impactos significativos. O cooperativismo tem, em sua essência, essa característica de promover resultados por meio da coletividade. E o melhor: gerando oportunidades que, de forma individual, seriam mais difíceis de serem obtidas.

Essa característica é possível de ser observada, por exemplo, no campo. No Espírito Santo, boa parte dos produtores rurais que integram as cooperativas são provenientes de pequenas propriedades. De forma isolada, eles acabariam tendo menos participação no mercado, mas, por meio do trabalho em conjunto, conseguem aumentar a sua força, ampliar a estrutura e conquistar novos espaços.

Anúncio

Como fruto dessa forma diferente e coletiva de fazer negócio, os resultados se transformam em benefícios diretos para esses produtores. O sustento, que é tirado da terra, ganha mais retornos financeiros; com isso, essas famílias aumentam o seu poder de compra, movimentando a economia local. Por fim, esse retorno gera ainda mais condições de novos investimentos no seu próprio negócio, criando um ciclo de muita prosperidade.

Além disso, a junção de pessoas em torno de um mesmo objetivo, como é o caso das cooperativas, também gera diferenciais que merecem atenção. Nelas, por exemplo, os cooperados são também considerados donos do negócio. Por isso, a contribuição ativa nas tomadas de decisão e a participação nos resultados estão entre os benefícios que eles têm.

Todo esse cenário é capaz de abrir novos horizontes, permitindo o desenvolvimento desses pequenos produtores e de toda a sociedade ao seu redor. E essa é uma característica que não se resume ao trabalho no campo, mas a todas as áreas. Com sete ramos de atuação, o cooperativismo se mostra como uma possibilidade real para diferentes profissionais, conquistando cada vez mais pessoas.

Prova disso é que hoje, 747 mil capixabas fazem parte de uma cooperativa, o que representa 20% da população total do estado e 34% da população economicamente ativa do ES. Mas mais que números, esses cooperados representam pessoas que estão encontrando, na cooperação no mundo dos negócios, as oportunidades para crescerem. E isso nos dá muito orgulho!

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Dia C 2025 beneficia mais de 101 mil pessoas com ações sociais das cooperativas capixabas

Foto: Divulgação/Coopepi Cooperativa educacional Coopepi arrecadou alimentos para doar a pessoas em situação de ...

Brasil e China firmam cooperação tecnológica para pesquisa e produção de leite de jumentas

Foto: Divulgação Brasil e China avançam em uma nova frente de cooperação científica ...

Concurso estadual vai premiar queijos artesanais do Espírito Santo

Foto: Freepik O Espírito Santo abriu as inscrições para o Prêmio Queijos do ...

Espírito Santo terá calor dentro do normal e chuvas próximas da média em fevereiro

Foto: Freepik O mês de fevereiro de 2026 será marcado por um cenário ...

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Foto: Clarissa Schwartz Um projeto de conservação conduzido pelo Instituto Nacional da Mata ...