Divulgada lista de azeites de oliva impróprios para consumo

Foto: Pixabay

Onze marcas de azeite impróprias para o consumo foram divulgadas nesta quinta-feira (3), pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A lista contém as marcas e lotes de azeite de oliva que foram desclassificadas devido a problemas constatadas em análises laboratoriais.

Anúncio

As marcas foram: Málaga, Rio Negro, Quinta de Aveiro, Cordilheira, Serrano, Oviedo, Imperial, Ouro Negro, Carcavelos, Pérola Negra e La Ventosa. 

Os produtos foram analisados pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária e foram desclassificados por estarem em desacordo com os parâmetros estabelecidos pela Instrução Normativa nº 01/2012. Ainda, as empresas responsáveis por esses produtos estão todas com CNPJ baixado junto à Receita Federal, o que também reforça a ocorrência de fraude.

Anúncio

As marcas Serrano e Cordilheira foram proibidas recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e as análises físico-químicas realizadas pelo Mapa corroboram a tese de que se trata de produtos fraudados.

O Ministério ressalta ainda que supermercados e atacadistas que disponibilizam produtos desclassificados e de procedência desconhecida aos consumidores poderão, também, ser responsabilizados com base no Decreto nº 6.268/2007.

Outras marcas ainda estão sendo analisadas e assim que os resultados forem concluídos nova lista será divulgada. Os consumidores que adquiriram esses produtos devem deixar de consumi-los. A solicitação da sua substituição deve ser feita nos moldes determinado pelo Código de Defesa do Consumidor ou ainda para o Mapa pelo canal oficial Fala.BR, informando o estabelecimento e endereço onde o produto foi adquirido.

DICAS AO CONSUMIDOR – O azeite é o segundo produto alimentar mais fraudado do mundo, atrás apenas do pescado. Para evitar ser enganado, alguns cuidados devem ser tomados na hora de escolher os produtos:

  • Desconfie sempre de preços abaixo da média
  • De possível, verifique se a empresa está registrada no Mapa
  • Confira a lista de produtos irregulares já apreendidos em ações do Mapa
  • Não compre azeite a granel
  • É importante estar atento à data de validade e aos ingredientes contidos
  • Opte por produtos com a data de envase mais recente

Fonte: Mapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Do campo ao mercado externo: jovens vivenciam rotina na produção e exportação de café

Foto: Divulgação Alunos do ensino médio da Escola Estadual Professor Ormy Araújo Amaral, ...

Crédito de carbono chega à agricultura familiar capixaba em iniciativa inédita da Assembleia Legislativa

Foto: Divulgação/Ales gricultores familiares do Espírito Santo passam a ter acesso, pela primeira ...

Turismo no Espírito Santo impulsiona renda, negócios e experiências locais

Foto: Marcelo Moryan/ MTur O Espírito Santo consolida um novo ciclo de expansão ...

Fruit attraction 2026 destaca negócios, inovação e exportação de frutas no Brasil

Foto: Divulgação A terceira edição da Fruit Attraction, em São Paulo, já movimenta ...

Espírito Santo recebe semana de debates sobre preservação do Rio Doce em Vitória

Foto: Claudio Costa /Governo do ES A preservação do Rio Doce ganha espaço ...