Chuva de meteoros será vista no Brasil no próximo dia 18

Foto: Freepik

Os brasileiros terão a chance de acompanhar uma chuva de meteoros na madrugada da próxima segunda-feira (18). De acordo com especialistas, o céu no Brasil estará pronto para um espetáculo celeste: a famosa chuva de meteoros Leônidas, que ocorre anualmente em novembro.

Anúncio

Com previsão de um pico de 15 meteoros por hora, a observação máxima da chuva está prevista para horários específicos nas diferentes regiões do país: Regiões Norte e Nordeste: a partir das 1h30; Regiões Sudeste e Centro-Oeste: a partir das 3h; Região Sul: a partir das 3h30.

Os meteoros Leônidas têm um ponto de origem (radiante) na constelação de Leão. Com velocidade média de 70 km/s, a chuva é classificada como Classe I e apresenta magnitude prevista de 2.5, o que proporciona boa visibilidade a olho nu em regiões de média e baixa poluição luminosa.

Anúncio

Contudo, a presença da Lua pode atrapalhar um pouco a visibilidade, reduzindo a nitidez dos meteoros no céu. Ainda assim, o software de simulação astronômica Stellarium indica que a taxa de meteoros poderá variar entre 5 e 20 meteoros por hora, uma variação natural conforme as condições atmosféricas e a localização do observador. A observação de qualquer chuva de meteoros deve ser feita a olho nu, ou seja, dispensa o uso de telescópios ou binóculos.

A chuva de meteoros Leônidas é conhecida por ocasionais tempestades de meteoros a cada 33 anos, mas em 2024 o evento promete uma exibição tranquila e constante. Para quem deseja aproveitar a ocasião, recomenda-se buscar locais longe das luzes da cidade e observar com atenção a região do radiante na constelação de Leão.

O Urânia Planetário gravou uma live, nesta terça-feira (12), que ficarão gravada no canal do Youtube, com o astrônomo e professor Marcos Calil. Ele falou sobre as novidades que estão acontecendo no mundo da astronomia: O endereço é: https://www.youtube.com/@uraniaplanetario.

Fonte: Urânia Planetário

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Foto: Clarissa Schwartz Um projeto de conservação conduzido pelo Instituto Nacional da Mata ...

Café da Serra de Apucarana é reconhecido como Denominação de Origem

Foto: Julio Huber O Brasil ampliou, na última terça-feira (27), o mapa das ...

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

Foto: Governo do ES A Universidade Federal do Espírito Santo foi convidada pelo ...

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

Foto: Ricardo Ribeiro Uma nova espécie de cipó foi identificada em Santa Teresa, ...

Governo do ES garante crédito tributário para cooperativas nas vendas interestaduais de café conilon

Foto: Izamara Belo Uma parceria firmada entre o Sistema OCB/ES e o Governo ...