Elas no Agro Capixaba leva conhecimento e inspiração a mulheres rurais em Ibatiba

Com o objetivo de promover acolhimento, aprendizado e fortalecimento feminino no campo, o projeto Elas no Agro Capixaba chegou a Ibatiba no último sábado (8), reunindo mais de 200 produtoras rurais. O evento foi um marco para o agro da região Sul do Espírito Santo, proporcionando um ambiente de troca de experiências e incentivo à atuação feminina no setor.

A iniciativa foi realizada pelo Sindicato Rural de Ibatiba, com apoio da Comissão Capixaba das Mulheres do Agro, Sistema Faes/Senar-ES, Sicoob, Sebrae Delas e Restaurante Rural Vovó Rosinha. Criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faes), o programa está sendo expandido para diferentes municípios, após o sucesso da edição estadual.

Anúncio

Munik Muniz, analista do Senar-ES e coordenadora do projeto, destaca o impacto positivo da ampliação do programa para mais localidades do interior capixaba. “O Elas no Agro Capixaba fortalece a presença feminina no agronegócio, disseminando conhecimento, incentivando o empoderamento e promovendo melhores condições de trabalho para as mulheres do campo. Além disso, dá visibilidade às suas conquistas e desafios”, enfatiza.

A programação do evento contou com diversas atividades ao longo da tarde, incluindo momentos de integração, um café especial e uma apresentação musical. Além disso, duas palestras enriqueceram o encontro: “Caminhos do Campo”, ministrada pela instrutora do Senar-ES, Gidemara Kiefer, e “Identidade Feminina”, conduzida por Luciana Abranches.

Anúncio

Késia de Freitas, agente de mobilização do município, ressalta que o evento foi um catalisador de motivação e valorização para as mulheres da região. “A qualidade das palestras e a interação entre as participantes foram muito elogiadas. O evento proporcionou um espaço de aprendizado e fortalecimento da rede de apoio entre as mulheres, promovendo inclusão, capacitação e reconhecimento das produtoras rurais”, destaca.

Dando continuidade ao projeto, o próximo destino do Elas no Agro Capixaba será Itarana. No próximo sábado (15), as mulheres rurais do município terão a oportunidade de vivenciar a experiência. Outras cidades também já estão no calendário do programa.

Para que um município receba o evento, é necessário que o Sindicato Rural local entre em contato com o Sistema Faes/Senar-ES ou com a Comissão Capixaba das Mulheres do Agro e solicite o apoio para a realização.

Texto: Carolina Vieira – Faes/Senar-ES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Foto: Clarissa Schwartz Um projeto de conservação conduzido pelo Instituto Nacional da Mata ...

Café da Serra de Apucarana é reconhecido como Denominação de Origem

Foto: Julio Huber O Brasil ampliou, na última terça-feira (27), o mapa das ...

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

Foto: Governo do ES A Universidade Federal do Espírito Santo foi convidada pelo ...

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

Foto: Ricardo Ribeiro Uma nova espécie de cipó foi identificada em Santa Teresa, ...

Governo do ES garante crédito tributário para cooperativas nas vendas interestaduais de café conilon

Foto: Izamara Belo Uma parceria firmada entre o Sistema OCB/ES e o Governo ...