Cavalos mais saudáveis? Conheça o composto que tem ajudado na recuperação dos cavalos

Foto: Freepik

Seja no esporte, no campo ou em atividades de lazer, os cavalos estão sujeitos a uma série de condições que podem comprometer seu desempenho e bem-estar. Entre os problemas mais comuns enfrentados por esses animais estão dores musculares e viscerais, edemas, complicações pós-cirúrgicas, traumas, laminites, osteoartrites e miosites — todas afeções que exigem atenção veterinária especializada.

Anúncio

Nesses contextos, uma molécula vem ganhando espaço na medicina equina pelas múltiplas aplicações terapêuticas: o dimetilsulfóxido, conhecido como DMSO. Com alta capacidade de penetração nos tecidos, o DMSO apresenta ação rápida, com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que contribuem para o alívio da dor e redução de edemas.

“O alívio da dor e a redução de edemas são intensificados pela sua ação anti-inflamatória, promovendo maior conforto e bem-estar aos animais durante o tratamento. Além disso, por sua característica anfifílica, a molécula pode melhorar a penetração de outros fármacos focados na terapia antimicrobiana e antiviral, sendo um suporte imprescindível em diferentes terapias”, explica Kauê Ribeiro, coordenador de comunicação técnica da Vetnil, empresa que possui em seu portifólio o DMSO injetável.

Anúncio

O uso do DMSO é especialmente indicado para distúrbios musculoesqueléticos e processos inflamatórios em equinos, e deve sempre ser administrado com supervisão de um médico-veterinário, respeitando as dosagens e formas de diluição adequadas.

No mercado brasileiro, há apresentações injetáveis da substância aprovadas para uso veterinário, que se mostram eficazes no tratamento de diferentes quadros clínicos em cavalos. O acompanhamento profissional é indispensável para garantir o uso seguro e apropriado, contribuindo para a recuperação e a manutenção da saúde dos animais.

De acordo com o representante da Vetnil, com o suporte profissional adequado, a utilização do DMSO Injetável oferece expressivos resultados no cuidado com a saúde equina. “Esse produto representa um diferencial importante na medicina veterinária, reafirmando”, conclui Kauê.

Fonte: Texto Comunicação

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Natal de Encantos movimenta o Centro de Vitória com shows, luzes e atrações gratuitas

O clima de Natal vai tomar conta do Centro de Vitória mais uma ...

Brasil amplia exportações agropecuárias com novas aberturas de mercado

Foto: Claudio Melo / Embrapa Cerrados O governo brasileiro concluiu novas negociações fitossanitárias ...

Incaper desenvolve substrato sustentável de baixo custo para produção de mudas de maracujá

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) avança no ...

Aprovado no Senado o Projeto de Lei dos safristas

Foto: Julio Huber O Senado Federal concluiu, nesta terça-feira (09), em regime de ...

Rinoceronte vindo do Chile chega ao Brasil de avião

Foto: Zooparque de Itatiba Anastásio é o nome do rinoceronte-branco, macho, recém-chegado do ...