Agricultores afetados por eventos climáticos ganham plano de apoio na Serra Gaúcha
Foto: PMG

Em resposta aos prejuízos provocados por eventos climáticos extremos, a Prefeitura de Gramado (RS), em parceria com a Emater Ascar/RS, lançou oficialmente na última quinta-feira (26) o programa “Programa de Recuperação Socioprodutiva e Ambiental e Incremento da Resiliência Climática da Agricultura Familiar Gaúcha – Operação Terra Forte” no município. A iniciativa, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, tem como objetivo fortalecer a recuperação socioprodutiva e ambiental de propriedades da agricultura familiar e aumentar a resiliência frente às mudanças climáticas.
Anúncio
Durante o encontro com agricultores locais, no qual estiveram presentes o prefeito Nestor Tissot, o vice-prefeito Luia Barbacovi, o secretário municipal de Agricultura, Eliezer de Lima, e representantes da Emater e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, foram detalhadas as ações do programa. Em Gramado, 20 agricultores serão beneficiados com até R$ 30 mil cada, a serem investidos em melhorias nas áreas produtiva, social ou ambiental das propriedades.
De acordo com a extensionista da Emater, Janete Basso, os recursos serão aplicados com base em planos elaborados junto aos agricultores, visando atender às necessidades específicas de cada local. O programa também contempla assistência técnica, transferência direta de recursos e renovação de equipamentos para as patrulhas agrícolas, como novos tratores.
Anúncio
As inscrições começam em julho e devem ser feitas diretamente no escritório da Emater em Gramado (Rua Senador Salgado Filho, 323 – Centro). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (54) 3286-2698 ou (54) 9.9913-4881. Segundo Luia Barbacovi, “a produção rural segue como um dos pilares do desenvolvimento local e tudo que é feito no campo tem grande aceitação no mercado, refletindo diretamente na economia do município”, afirmou.
Fonte: PMG
Anúncio
Anúncio