Revista Negócio Rural é destaque no 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo
Fotos: Sebrae

A noite da última quinta-feira (11) foi de celebração para o jornalismo capixaba com a revelação dos vencedores do 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo – Etapa Estadual, realizada no Clube Ítalo Brasileiro, em Vitória. Entre os destaques, a Revista Negócio Rural brilhou em três categorias, conquistando o 1º lugar em Áudio, 2º lugar em Texto e também o reconhecimento na categoria especial Jornalismo Universitário.
Anúncio
O grande destaque veio na categoria Áudio, em que a produção “Rota Quilombola: turismo de memória, resistência e pertencimento”, de Bruno Faustino, garantiu o primeiro lugar ao levar aos ouvintes a força da cultura, da tradição e do turismo quilombola. Bruno Faustino comemorou a conquista.“Fiquei muito feliz com o resultado. Obrigado Sebrae pelo reconhecimento. Poder dar visibilidade ao território quilombola e valorizar suas ações turísticas, sua cultura e tradições não tem preço”, disse.

Já na categoria Texto, a reportagem “Caparaó: um território que transforma quem vive e quem visita”, assinada por Julio Huber, garantiu o 2º lugar com uma narrativa que evidencia o potencial transformador do empreendedorismo no Caparaó. Julio celebrou o reconhecimento e destacou o aprendizado com a experiência. “Agradeço ao Sebrae pela valorização do jornalismo capixaba. Isso nos estimula a sempre produzir pautas que levem informações de qualidade para o leitor. Fazer essa reportagem do Caparaó, para mim, foi uma grata surpresa. Eu não conhecia o Caparaó e fiquei muito surpreso com a quantidade de empreendedores, a qualidade deles e o potencial de crescimento que essa região tem. Para mim foi muito gratificante saber que consegui mostrar um pouquinho do que é o Caparaó e ser reconhecido no Prêmio Sebrae de Jornalismo”, enfatizou.
Anúncio

Na categoria especial de Jornalismo Universitário, o repórter da Revista Negócio Rural e estudante de Jornalismo da FAESA, Bruno Caetano Andrade, em parceria com Esther Laurentino, conquistou o 1º lugar com a reportagem “De Norte a Sul do Espírito Santo, pequenos negócios apostam no turismo da experiência para fortalecer o empreendedorismo local”.
Bruno Caetano ressaltou a importância do prêmio para sua trajetória acadêmica e profissional. “Receber este prêmio é uma motivação enorme. Como universitário e também repórter da Revista Negócio Rural, vejo essa conquista como um incentivo para seguir produzindo pautas que valorizem o empreendedorismo capixaba e a força dos pequenos negócios. É gratificante perceber que nosso trabalho gera impacto e reconhecimento”, comentou.

Com recorde de participação em 2025, a edição estadual do Prêmio contou com 39 trabalhos finalistas nas categorias Texto, Áudio, Vídeo, Fotojornalismo e Universitário. Agora, os primeiros colocados seguem para a fase regional, que selecionará os trabalhos que vão disputar a grande final nacional, marcada para o dia 4 de dezembro, em Brasília.
O PSJ
O Prêmio Sebrae de Jornalismo é uma oportunidade para os profissionais de imprensa darem visibilidade aos conteúdos que produzem e serem reconhecidos pela excelência nas produções. Criado pelo Sebrae, a iniciativa tem o objetivo de reconhecer e prestigiar as melhores reportagens sobre o universo do empreendedorismo, veiculadas em diferentes canais da imprensa brasileira.
Vencedores Revista Negócio Rural
CATEGORIA JORNALISMO EM TEXTO
2º lugar
Caparaó: um território que transforma quem vive e quem visita
Nome do veículo: Revista Negócio Rural
Representante do trabalho: Julio Cezar Huber
Equipe: Julio Cezar Huber / Bruno Pinheiro Faustino
Leia aqui
CATEGORIA JORNALISMO EM ÁUDIO
1º lugar
Rota Quilombola: turismo de memória, resistência e pertencimento
Nome do veículo: Portal Negócio Rural
Representante do trabalho: Bruno Faustino
Ouça aqui
CATEGORIA ESPECIAL JORNALISMO UNIVERSITÁRIO
1º lugar
De Norte a Sul do Espírito Santo, pequenos negócios apostam no turismo da experiência para fortalecer o empreendedorismo local
Nome da instituição de ensino: FAESA Centro Universitário
Nome do veículo: Laboratório de Comunicação e Mercado (Lacos)
Representante do trabalho: Bruno Caetano Andrade
Equipe: Esther Laurentino
Leia aqui
Anúncio
Anúncio