Amor à primeira vista Trump & Lula!

*José Luiz Tejon

Já comentamos sobre Trump, um vendedor do agro brasileiro? Pois sob o comando do nosso maior concorrente agro, os Estados Unidos, o Brasil tem crescido nas vendas e em diversos mercados mundiais, mesmo agora, com o fechamento do mercado norte-americano para o Brasil com o tarifaço enlouquecido.

Anúncio

Mas num toque presencial que durou 39 segundos, ontem na ONU, Trump foi tomado por uma paixão típica do amor à primeira vista e declarou: “o Lula me parece um homem muito bom, ele gostou de mim eu gostei dele, eu só faço negócios com quem eu gosto, eu não faço quando eu não gosto da pessoa, quando eu não gosto eu não gosto e complementou: “tivemos uma química excelente. Isso é um bom sinal”.

Além das vendas maiores para China e outros mercados, encontrei Ricardo Santim ontem, presidente da ABPA que me informou da comissão chinesa no país para reabertura da China para as importações de frango do Brasil, suspensa em função da gripe aviária de Montenegro no Rio Grande do Sul. E me adiantou da viagem a Indonésia, um mercado gigantesco na Ásia para a proteína animal brasileira.

Anúncio

Portanto, esse amor todo de Trump, love at a first sight, bom ficar de olho, porque com certeza esse encantador de serpentes, vendedor hard sell Donald Trump está, sim, de olho nos mercados do agro brasileiro abertos no mundo.

Cativar Lula, de olho nas vendas dos Estados Unidos aos mercados que o agro brasileiro os têm superado, e também acenar com algumas “bondades” no tarifaço para óbvios produtos importados do Brasil, que geram riqueza e reexportações do setor agroindustrial norte-americano para o mundo, como o próprio café, são passos que virão em seguida. Mas nas cenas do evento da ONU, se Trump amou Lula, a expressão do secretário de estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, não revelava o mesmo sentimento!

Vamos aguardar o encontro, o telefonema ou a videoconferência Lula & Trump se vai dar casamento, mas de olho nos mercados agro brasileiros já conquistados e a serem disputados.

*José Luiz Tejon é doutor em Educação pela Universidad de La Empresa/Uruguai, mestre em Educação Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie, jornalista e publicitário, com especializações em Harvard, MIT e PACE/USA e Insead na França. Colunista da Rádio Eldorado e Estadão On-line, autor e coautor de 37 livros. Coordenador acadêmico de Master Science Food & Agribusiness Management pela Audencia em Nantes/França e FECAP/Brasil. Sócio Diretor da Biomarketing e da TCA International. Profissional Head Agro Anefac. Prêmio Personalidade Agro ABAG 2023. Ex-diretor do Grupo Estadão, da Agroceres e da Jacto S/A.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Revista Negócio Rural conquista 1º e 2º lugares no Prêmio Cafés do Brasil em Brasília

Fotos: Robson Cesco A noite desta quarta-feira (3), em Brasília, foi histórica para ...

Mercado de máquinas projeta crescimento até 2027

O mercado brasileiro de máquinas e equipamentos segue com projeções positivas para os ...

Como ajustar a irrigação no período de chuvas e evitar desperdícios no campo

Foto: Freepik Quando as primeiras nuvens escuras aparecem no horizonte, o produtor já ...

Turismo capixaba ganha impulso com crédito de até R$ 300 mil do Bandes

Foto: Divulgação Setur/ES Para impulsionar o turismo capixaba e fortalecer os pequenos negócios ...

Programa ‘Na Trilha das Meliponas’ amplia preservação de abelhas nativas no ES

Foto: Instituto Terra Brasilis / Divulgação Foi publicada a Portaria Conjunta Seama/Iema nº ...