Queijos artesanais capixabas são premiados e passam a ter novas normas de produção

Foto: Mateus Fonseca/Governo-ES

A qualidade e a diversidade da produção de queijos do Espírito Santo foram celebradas na tarde de ontem (11), durante a cerimônia de premiação do Prêmio Queijos do Espírito Santo, realizada no Palácio Anchieta. O evento também marcou o lançamento de uma nova legislação estadual voltada à regulamentação da produção de queijos artesanais.

Anúncio

Durante a cerimônia, o governador Renato Casagrande entregou os troféus aos produtores vencedores do concurso, que reuniu queijarias de diferentes regiões do Estado. A iniciativa buscou valorizar a produção artesanal, incentivar a melhoria da qualidade e ampliar a visibilidade das agroindústrias familiares capixabas.

O concurso contou com a avaliação de especialistas e premiou produtos em dez categorias, incluindo queijos frescos, maturados e o tradicional requeijão de corte – produto típico das queijarias e cooperativas de laticínios do Espírito Santo.

Anúncio

Segundo Casagrande, o setor leiteiro tem recebido apoio do governo estadual por sua relevância econômica para o campo. “Temos uma política de apoio aos produtores de leite e derivados, pois sabemos a importância desse setor para o desenvolvimento do nosso Estado. Já entregamos mais de seis mil equipamentos às prefeituras para apoiar o trabalho dos agricultores”, afirmou. Ele também destacou que a nova legislação fortalece a competitividade dos produtores e contribui para a geração de emprego e renda no meio rural.

A premiação foi organizada pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). O evento contou ainda com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da Faculdade Novo Milênio.

Regras para produção artesanal

Outro destaque do evento foi o lançamento da legislação estadual que estabelece regulamentos técnicos de identidade e qualidade para o queijo Minas e a puína produzidos no Espírito Santo.

As normas definem critérios sobre ingredientes permitidos, etapas de fabricação, tempo de maturação e parâmetros de qualidade, como níveis de umidade, teor de proteína, gordura e características sensoriais dos produtos.

A regulamentação deve impactar toda a cadeia produtiva. Para os consumidores, as regras ajudam a identificar melhor os produtos e garantem mais segurança na compra. Já para os produtores, a definição de padrões facilita o acesso a certificações, como o Selo Arte, que permite a comercialização de alimentos artesanais em todo o território nacional.

De acordo com o secretário de Agricultura, Enio Bergoli, a combinação entre premiação e regulamentação representa um avanço para o setor. “Estamos dando um passo importante para valorizar o trabalho das queijarias artesanais capixabas. O prêmio reconhece a qualidade dos nossos produtos e incentiva a melhoria contínua da produção, enquanto a regulamentação abre novas oportunidades de mercado para os produtores”, afirmou.

Confira os vencedores do Prêmio Queijos do Espírito Santo

Queijo artesanal ou tradicional fresco ou com até 7 dias de maturação

  • 1º lugar – Agroindústria Reviver (Santa Maria de Jetibá)
  • 2º lugar – Reserva dos Imigrantes (Colatina)

Queijo artesanal ou tradicional com mínimo 8 e máximo 30 dias de maturação

1º lugar – Calvi Agroindústria (Cachoeiro de Itapemirim)

2º lugar – Queijaria Santa Rita (Alegre)

Queijo artesanal ou tradicional com mínimo 31 e máximo 59 dias de maturação

  • 1º lugar – Vila Veneto (João Neiva)
  • 2º lugar – Laticínios Fiore (Santa Teresa)

Queijo artesanal ou tradicional com maturação a partir de 60 dias

  • 1º lugar – Queijaria da Fazenda (Linhares)
  • 2º lugar – Queijo Lamberti (Itarana)

Queijo artesanal ou tradicional de massa filada

  • 1º lugar – Agroindústria Firmeza (Afonso Cláudio)
  • 2º lugar – Queijaria da Fazenda (Linhares)

Puína

  • 1º lugar – Queijaria Casagrande (Castelo)
  • 2º lugar – Laticínio Reserva dos Imigrantes (Colatina)

Queijo Minas Padrão

  • 1º lugar – Laticínios Fiore (Santa Teresa)
  • 2º lugar – CLAC (Alfredo Chaves)

Queijo Minas Frescal

  • 1º lugar – Gabriel Favero Rodrigues (Nova Venécia)
  • 2º lugar – Laticínios Marques (Guarapari)

Requeijão de Corte

  • 1º lugar – Sunnyday (Fundão)
  • 2º lugar – Laticínios Marques (Guarapari)

Destaque da Queijaria

  • 1º lugar – Carnielli (Venda Nova do Imigrante)
  • 2º lugar – Artelatte (Venda Nova do Imigrante)

Fonte: Seag

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Frutas brasileiras avançam na Índia e setor busca ampliar espaço em mercado de 1,4 bilhão de consumidores

Foto: Freepik A fruticultura brasileira deu mais um passo na estratégia de expansão ...

Prazo para agricultura familiar fornecer alimentos à rede estadual termina na próxima semana

Foto: Divulgação/Seag Cooperativas e associações da agricultura familiar interessadas em fornecer alimentos para ...

Após temporal devastador, produtor rural encontra no Sicoob força para continuar

Fotos: Julio Huber Texto: Julio Huber e Bruno Faustino Entre as montanhas de ...

Decreto cria tributação para filé de tilápia importado do Vietnã

Foto: Julio Huber O Governo de São Paulo oficializou um decreto que passa ...

Proposta dos EUA preserva café, carne e minério; confira os produtos que escapam da tarifa de 25%

Foto: Freepik A proposta do governo dos Estados Unidos de aplicar uma tarifa ...