Fiscalização apreende mais de 30 toneladas de feijão irregular e identifica falhas em empacotadoras de arroz em São Paulo

Foto: Divulgação/Mapa

Uma força-tarefa realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária identificou irregularidades em estabelecimentos de beneficiamento e empacotamento de arroz, feijão e outros cereais no estado de São Paulo. A operação ocorreu em seis municípios paulistas e resultou na apreensão de milhares de quilos de produtos com problemas relacionados à origem, rastreabilidade e cumprimento das normas sanitárias.

Anúncio

As ações foram conduzidas por equipes do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov), da Secretaria de Defesa Agropecuária, nos municípios de Itu, Sorocaba, Campinas, Rio Claro, Cerquilho e Elias Fausto. Durante as inspeções, os auditores verificaram documentos, condições das instalações, processos produtivos e a procedência dos produtos comercializados.

Nos municípios de Itu, Campinas e Sorocaba, aproximadamente 30 toneladas de feijão foram apreendidas por falta de comprovação de origem e por indícios de falhas na rastreabilidade. Parte dos lotes apresentava ainda a presença de insetos vivos, situação considerada incompatível com os padrões exigidos para comercialização.

Anúncio

Já nas fiscalizações realizadas em Rio Claro, Elias Fausto e Cerquilho, os técnicos inspecionaram cerca de 139 mil quilos de arroz. A operação resultou na apreensão e inutilização de 24 bobinas de embalagens e na retenção de seis toneladas do produto em uma empresa que atuava sem registro junto ao Ministério da Agricultura para a atividade de empacotamento.

Segundo os fiscais, também foram identificadas falhas no processo de classificação dos grãos antes da embalagem, etapa obrigatória para determinar e informar a qualidade do produto ao consumidor. Em razão das irregularidades constatadas, uma das empresas fiscalizadas teve a produção suspensa de forma cautelar.

Durante a operação, foram coletadas ainda 20 amostras de produtos nacionais e importados para análises laboratoriais. Os testes fazem parte dos programas oficiais de monitoramento da identidade, qualidade, resíduos e contaminantes e irão verificar se os alimentos atendem aos padrões estabelecidos pela legislação brasileira.

De acordo com o Ministério da Agricultura, a fiscalização tem como objetivo garantir a segurança dos alimentos, assegurar a transparência das informações oferecidas aos consumidores e promover condições justas de concorrência entre as empresas que atuam regularmente no setor.

Fonte: Mapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Monitoramento busca identificar possível entrada de praga que ameaça palmeiras no Brasil

Foto: Divulgação / Mapa O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) iniciou uma ...

Capacitação prepara técnicos para aplicar ferramenta de sustentabilidade na pecuária leiteira capixaba

Foto: Divulgação/Seag A busca por uma produção de leite mais eficiente e sustentável ...

Programa federal aposta na recuperação de áreas degradadas para ampliar produção sustentável no campo

Foto: Incaper O Programa Caminho Verde Brasil foi apresentado durante o Fórum Internacional ...

Exportações ajudam a sustentar mercado do óleo de soja

Foto: Freepik O mercado brasileiro de óleo de soja segue pressionado pela ampla ...

Simpósio apresenta resultados de projetos que impulsionam inovação no agro e na pesca capixaba

Foto: Divulgação/SEAG Pesquisadores, extensionistas, gestores públicos e representantes de instituições parceiras participam, entre ...