Cafeicultores das montanhas capixabas mantêm certificação do Comércio Justo

A Coopeavi recebeu a auditoria anual para validar a manutenção da licença da certificação Fairtrade (Comércio Justo) para os cafés especiais dos associados. A cooperativa continua apta a utilizar por mais um ano o selo internacional que reconhece práticas sociais e sustentáveis nas propriedades produtoras. A auditoria ocorreu entre os dias 28 e 30 de janeiro.

No primeiro dia, os auditores da Flocert – certificadora global da Fairtrade – direcionaram as ações para a comercialização, conferindo práticas comerciais, rastreabilidade e armazenamento dos cafés. A Flocert garante a construção das cadeias de fornecimento em práticas justas que ajudem produtores, comerciantes e marcas a se tornarem verdadeiramente sustentáveis.

Anúncio

Já nos dois últimos dias, a auditoria envolveu a participação dos produtores associados à Associação dos Produtores de Cafés Especiais Sustentáveis (Aproces), que tem como trader a Coopevi, para discutir o sistema de gerenciamento interno.

“Algumas medidas corretivas deverão ser tomadas, mas a licença foi mantida. Passar por uma auditoria nos impulsiona a melhorar as nossas atividades. Assim, teremos certeza que estamos trilhando caminhos que nos levem à sustentabilidade do setor cafeeiro”, destaca a bióloga da cooperativa, Marcela Takiguti.

Anúncio

Cerca de 50 cafeicultores associados são beneficiários do selo reconhecido internacionalmente que assegura preços melhores às sacas de café produzidas a partir de critérios socioambientais.

“Receber a auditoria mostra que as nossas ações estão em conformidade com as demandas do mercado certificado Fairtrade”, destaca o gerente do Negócio Café da Coopeavi, Giliarde Cardoso.

A Aproces tem como sede a Pronova, unidade de cafés especiais da Coopeavi em Venda Nova do Imigrante, e engloba produtores deste e de outros seis municípios: Afonso Cláudio, Castelo, Muniz Freire, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Vargem Alta, mas é aberta a quem produz grãos especiais em todo o Espírito Santo

A diretoria da associação é formada por funcionários e associados da cooperativa. Carlos Alberto Roldi Filho (presidente), Pedro Carnielli (vice), João Elvídio Galimberti (secretário) e Fátima Beize de Oliveira (tesoureira) representam a Aproces no quadriênio 2019-2023.

Texto e fotos: Divulgação

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Após temporal devastador, produtor rural encontra no Sicoob força para continuar

Fotos: Julio Huber Texto: Julio Huber e Bruno Faustino Entre as montanhas de ...

Decreto cria tributação para filé de tilápia importado do Vietnã

Foto: Julio Huber O Governo de São Paulo oficializou um decreto que passa ...

Proposta dos EUA preserva café, carne e minério; confira os produtos que escapam da tarifa de 25%

Foto: Freepik A proposta do governo dos Estados Unidos de aplicar uma tarifa ...

China dá sinal verde ao status sanitário brasileiro e reforça confiança no agro

Foto: Freepik A relação comercial entre Brasil e China ganhou um novo impulso ...

Café capixaba ganha projeção internacional com encontro que reunirá especialistas de três continentes

Foto: Divulgação/CCVV Vitória se prepara para receber um dos principais fóruns de discussão ...