Preço do café no Espírito Santo sobe até 22% em agosto

Os preços de café no Espírito Santo apresentaram altas sucessivas ao longo de todo o mês de agosto, de acordo com dados divulgados pelo Centro de Comércio de Café de Vitória (CCCV). Comparando as médias de agosto contra julho deste ano, os arábicas “bebida dura” e “bebida rio” tiveram altas de 12% e 22%, respectivamente.

Já o conilon revelou uma subida de 18%. Em relação a agosto de 2020, os aumentos foram de 85% e 106% para os arábicas “duro e “rio” e de 61% para o conilon. Em agosto deste ano, a maior variação do conilon foi registrada entre os dias 25 e 26. No geral, o aumento do preço do café conilon tem encontrado suporte na oferta reduzida de café robusta do Vietnã, devido à escassez de contêineres na Ásia.

Anúncio

“Esse cenário foi reforçado pelas restrições impostas pelo primeiro-ministro do Vietnã em virtude da preocupação com o aumento de infecções por Covid-19, que provocou o fechamento de portos e ameaçou reduzir as exportações de café robusta. Nos arábicas, os preços também têm mostrado subidas constantes”, destacou o relatório divulgado pelo CCCV.

As maiores variações dos arábicas foram registradas entre os dias 24 e 25, tendo em vista a queda de 1,04% no dólar e a subida de 0,6 usc/lb na Bolsa de Nova Iorque. A alta da bolsa foi motivada pela possibilidade de chuva em algumas áreas do parque cafeeiro brasileiro. Entretanto, se as chuvas ocorrerem sem continuidade, a florada da próxima safra pode vir a ser afetada.

Anúncio

Os meses de dezembro e novembro têm sido usados como base para a cotação das Bolsas Nova Iorque e Londres, respectivamente, por serem, atualmente, os meses com mais posições em aberto.

Fonte: CCCV

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Projeto gratuito prepara estudantes da rede pública para provas do Enem e do Ifes em São Mateus

Foto: Divulgação/OCB-ES A busca por uma vaga no ensino superior ou em cursos ...

Espírito Santo apresenta iniciativas do agro sustentável em evento internacional na Bélgica

Foto: Divulgação/Seag Representantes do Espírito Santo participam, entre os dias 16 e 18 ...

Startups do agro terão missão internacional na Itália com apoio de até R$ 60 mil da Fapes

Foto: Divulgação/SEAG Startups brasileiras que desenvolvem soluções voltadas ao agronegócio já podem se ...

Colheita da soja é concluída e encerra ciclo da safra 2025/26 no Brasil

Foto: Freepik A colheita da safra brasileira de soja 2025/26 foi oficialmente concluída, ...

Café conilon ganha três novas cultivares com foco em produtividade e adaptação climática

Foto: Arquivo/Incaper A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) conquistou o registro de ...