Idaf flagra mais de cinco hectares de vegetação destruídos em Santa Maria de Jetibá

Foto: Idaf

Cinco campos de futebol: esse é o tamanho aproximado de uma área que foi desmatada de forma ilegal, na última semana, na localidade de Rio Triunfo, em Santa Maria de Jetibá. Uma equipe do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) esteve no local, com apoio da Polícia Militar Ambiental, para impedir o avanço da supressão de vegetação, identificada durante fiscalização de rotina.

Anúncio

De acordo com o técnico de fiscalização do órgão Marco Demuner, no momento em que a vistoria foi realizada, já havia sido suprimido o equivalente a 5,4 hectares de vegetação nativa em estágios médio e inicial de regeneração. “Parte da área desmatada já estava demarcada como Reserva Legal no Cadastro Ambiental Rural (CAR), não sendo passível de autorização para supressão. O autor também havia separado algumas toras de madeira nativa para utilização posterior”, pontuou Demuner.

Penalidades – O responsável será multado e o material lenhoso apreendido. Além disso, a área foi embargada para recuperação, ou seja, não poderá ser utilizada para nenhuma outra finalidade.

Anúncio

O Idaf é responsável pela execução da política florestal no Estado, por isso, quando for necessário realizar alguma intervenção na vegetação, é preciso antes obter a autorização do órgão.

Tanto em caso de fragmento florestal ou de árvore isolada nativa, independentemente da finalidade do corte, inclusive para utilização de madeira ou lenha (uso na propriedade ou destinação para serraria, fabricação de móveis, instrumentos musicais, entre outros), é essencial obter previamente a autorização.

Texto: Francine Castro/Idaf

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Projeto capixaba entra para o Top 10 do Programa CNA Jovem 2025

O Espírito Santo voltou a ganhar destaque nacional no agronegócio com a seleção ...

Brasil chega a 150 indicações geográficas com reconhecimento de cachaças da Paraíba e de Goiás

Foto: Freepik O Brasil alcançou um marco histórico no sistema de proteção de ...

Brasil alcança 500 novas oportunidades comerciais com exportação de carne bovina para a Guatemala

O governo brasileiro confirmou a abertura do mercado da Guatemala para a exportação ...

Exportações de café do Brasil somam 36,9 milhões de sacas com queda em volume e alta em receita

Foto: Freepik As exportações de café do Brasil totalizaram 36,868 milhões de sacas ...

Produção animal cresce no Espírito Santo com alta no abate de aves e bovinos em 2025

A produção animal no Espírito Santo apresentou desempenho positivo no terceiro trimestre de ...