Prontos para um novo ano de muitos resultados

Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg

Os tempos são de pandemia, mas também de muito trabalho. Começamos 2021 a todo vapor, com vários projetos em andamento em prol das cooperativas mineiras. Muitas mentorias, cursos e ações de acompanhamento do setor. No próximo dia 24, por exemplo, teremos o Lançamento do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC, reconhecidamente uma iniciativa que vem transformando o cenário de atuação das cooperativas, especialmente em Minas Gerais. Com todo apoio do Sistema Ocemg, nosso Estado, ano após ano, registra os melhores resultados no programa, sendo inclusive destaque em todas as categorias no Prêmio Nacional SomosCoop Excelência de Gestão, conquistando na última edição mais de 50% dos troféus.

Seguimos firmes no propósito de manter as cooperativas mineiras sempre em posição de destaque no cenário nacional, seja no âmbito da gestão, da inovação e da atuação voltada para o desenvolvimento das comunidades em que atuam. Nosso portfólio é extenso e está disponível no ambiente digital para facilitar a participação dos dirigentes, cooperados e colaboradores cooperativistas. Vivemos em um mundo em constante transformação e o Sistema Ocemg tem acompanhado as mudanças e cenários justamente para trazer os melhores conteúdos, programas e projetos em prol do setor.

No âmbito das relações institucionais, representamos e defendemos o cooperativismo em diversas instâncias, nas esferas municipal, estadual e até mesmo federal, com o apoio do Sistema OCB. Como resultado, temos assento em cerca de 50 órgãos públicos e privados para incluir e impulsionar os pleitos cooperativistas mineiros. Neste mês, inclusive, assinamos um Acordo de Cooperação Técnica com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, que fomenta o desenvolvimento das cooperativas mineiras, apoiando ações de organização produtiva, gestão e qualificação do segmento.

Vale destacar ainda os programas inovadores lançados em 2020 e que tem alcançado índices altíssimos de reconhecimento a exemplo das Mentorias Gestão do Amanhã, com os renomados consultores Sandro Magaldi e José Salibi Neto, e o Programa Agentes de Transformação e Prosperidade Social (ATPS), com projetos de Desenvolvimento Sustentável em andamento em diversos municípios como Araguari, Belo Horizonte, Carlos Chagas, Divinópolis, Lajinha, Piumhi e Pimenta.

De forma presencial ou no ambiente digital, o trabalho não para e os resultados também não. A propósito, já estamos recebendo as informações para a consolidação do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro 2021. Em breve, vamos apresentar a nova radiografia do setor em Minas e a participação de todas as cooperativas é muito importante. Sabemos que 2020 foi um ano difícil. Contudo, acreditamos que a publicação, prevista para junho, demonstrará a eficiência da gestão do cooperativismo em números, apesar de todas as adversidades enfrentadas.

Vamos juntos escrever uma nova página de sucesso também este ano, com muita dedicação e empenho. Afinal, uma história de sucesso é sempre coletiva, ponto fundamental para os resultados elevados demonstrados pelo cooperativismo mineiro. Contem sempre conosco. Saudações Cooperativistas! SomosCoop.

Mais da coluna

A hora e a vez de emprenhar as vacas

Julliano Pompei, médico veterinário do Grupo Matsuda Uma estação de monta clássica dura, ...

Seria o boi um vilão ambiental? Fato ou mito?

Xico Graziano Engenheiro agrônomo, doutor em Administração, professor de MBA na FGV e ...

Café sem grão? Leite sem vaca? Hambúrguer sem boi?

Mauro Carrusca CEO e Founder da KER Innovation Muitos setores ainda são pegos ...

Convênio 100: a salvação da lavoura

Márcio Lopes de Freitas Presidente da OCB Em um cenário marcado pelas crises ...

A pandemia nos mostra que é preciso cooperar

Carlos André Santos De Oliveira Formado em Ciências Contábeis, pós-graduado em Gestão Empresarial ...