“Leite exige comunicação ética das suas virtudes para a saúde”, afirma Geraldo Borges no 2º Fórum Nacional da Abraleite

José Luiz Tejon

Estive em Brasília no 2º Fórum Nacional do Leite com Geraldo Borges, presidente da Abraleite – Associação Brasileira dos Produtores de Leite – e temos aí no país cerca de 1 milhão e 200 mil produtores de leite em tudo que é cidade, mas, em síntese, perguntei ao Geraldo Borges quais as principais ações do setor leiteiro brasileiro e ele me respondeu:

Anúncio

“Bom saber se as pessoas já tomaram o café com leite da manhã, ou um iogurte, ou comeram um queijo, ou seja, consumir lácteos faz bem para a saúde. Isso foi comprovado, inclusive, por um consenso publicado no final do ano passado pela Sociedade Brasileira de Nutrologia e a Associação Brasileira de Nutrição, que são instituições desvinculadas do agro, e que fizeram esse trabalho mostrando para a sociedade brasileira que esse alimento é saudável e importante para a saúde humana, quebrando, inclusive, tabus e fakenews que se pregam contra o leite”.

Anúncio

Em seguida perguntei a ele sobre o consumo do leite no país e ele me disse: “Nós temos uma produção que vem melhorando a cada ano. No Brasil, hoje, somente nos últimos 20 anos, houve uma mudança muito grande na qualidade do leite, com exigências colocadas inclusive através do próprio Ministério da
Agricultura que são atendidas e o leite é um alimento saudável, e que tem a segurança que todo consumidor deve consumir sem nenhum tipo de preocupação. O nosso consumo per capita ainda é baixo, ele está estagnado em torno de 10 anos na casa de 170 litros por pessoa/ano, proporcional, transformando todos os produtos lácteos em litros de leite, enquanto podemos citar na França 340 e na Suíça 360 litros per capita/ano. Então nós estamos na casa mais ou menos da metade do consumo de dois países europeus”.

O questionei também se temos muito que progredir no consumo per capita do leite, e o que a Abraleite está fazendo em defesa do produtor de leite brasileiro e ele falou que “nós temos que cada vez mais comunicar melhor. Essa é uma preocupação e um trabalho constante da Abraleite. Temos que encontrar caminhos para chegar aos mais de 200 milhões de brasileiros, porque nós temos uma enorme quantidade de fakenews, de pessoas falando inverdades.

Nós temos de fazer um trabalho como essas duas entidades que eu citei de nutrição humana, foi muito importante quando eles publicaram e isso dá embasamento científico para os seus nutrólogos, nutricionistas, aqueles que são filiados a essas entidades, que vão passar a ter uma informação verídica. Então nesse ponto nós temos de trabalhar cada vez mais e difundir e divulgar trabalhos científicos importantes como esse”.

Por fim, Geraldo Borges lembrou que “a Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2023 colocou uma recomendação em que bebês podem consumir leite de vaca a partir dos 6 meses de idade, quando a mãe não tiver disponibilidade de leite materno. Antes era a partir dos 12 meses. Quando a própria OMS divulga que agora pode e recomenda que bebês acima de 6 meses podem tomar o leite de vaca, isso é mais uma comprovação de que o leite faz bem para a saúde humana”.

*José Luiz Tejon é doutor em Educação pela Universidad de La Empresa/Uruguai, mestre em Educação Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie, jornalista e publicitário, com especializações em Harvard, MIT e PACE/USA e Insead na França. Colunista da Rádio Eldorado e Estadão On-line, autor e coautor de 35 livros. Coordenador acadêmico de Master Science Food & Agribusiness Management pela Audencia em Nantes/França e FECAP/Brasil. Sócio Diretor da Biomarketing e da TCA International. Profissional Head Agro Anefac. Prêmio Personalidade Agro ABAG 2023. Ex-diretor do Grupo Estadão, da Agroceres e da Jacto S/A.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

62% dos navios para exportação de café registram atrasos em junho

De acordo com um levantamento do Cecafé, realizado com exportadores responsáveis por 77% ...

Banestes disponibiliza R$ 1 bilhão para o Plano Safra 2024/2025

Foto: Divulgação O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) anunciou, na manhã ...

Saiba como é a produção de mudas in vitro

Está disponível no canal do YouTube do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica ...

Concurso irá premiar as 10 melhores fotos e vídeos das montanhas capixabas

Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem Chegou a hora de revelar os segredos mais bem ...

Cafeicultura sustentável torna Seguro Rural mais barato

Foto: NKG-Stockler Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Conselho Nacional do Café ...