Wellington Luiz Pompermayer

A educação supera qualquer crise

Sempre ouvimos falar que educação é a base de um país melhor e, de fato, é verdade. No entanto, muitos de nós não tivemos oportunidade de estudar formalmente e fomos aprendendo somente com a vida. Até então, isso ainda dá certo para alguns, mas cada vez mais, principalmente, no novo cenário pós pandemia, a educação será a base para superarmos essa e qualquer outra crise.

Quer dizer que tenho que voltar para a sala de aula? Não necessariamente. Se você tem filhos ou netos e puder oportunizar a educação formal para eles, ótimo, caso não, aproveite para aprender da sua casa mesmo. Com um celular e acesso a internet você poderá aprender de tudo. Basta querer e dedicar um tempo todos os dias para isso. Desde cursos com técnicas de cultivo de diversas culturas, gestão da propriedade, finanças, produtividade, enfim, uma gama variada de temas, muitos gratuitos.

Numa economia cada vez mais complexa, aprender e colocar em prática técnicas diversas de melhoria tanto da produção, quanto da gestão e comercialização vão fazer cada vez mais a diferença. Todavia, nem todos irão se dedicar a aprender, pois estarão mais ocupados em reclamar da vida, disso e daquilo. Tenho certeza que você que está lendo esse artigo agora não é um desses e vai fazer a diferença em sua propriedade e em sua região. Bora aprender !!! 

Bem, mas vamos lá, para facilitar a sua vida, disponibilizamos dois links onde você pode fazer vários cursos interessantes e, o melhor, gratuitos. 

http://ead.senar.org.br/

https://www.embrapa.br/e-campo

Além de aprender você também pode aproveitar diversos aplicativos interessantes para melhorar o seu trabalho na propriedade, veja alguns deles. Todos disponíveis nas lojas de aplicativos. 

AgroMercado: Além de ficar por dentro do tempo, o produtor rural também precisa ficar atento às cotações agropecuárias. E com o AgroMercado, é possível acompanhar a maior parte delas com atualizações diárias de centenas de itens. É bem mais prático que ter que navegar pela internet atrás dessas informações. 

AccuWeather: A previsão meteorológica é essencial para o campo, e o AccuWeather é um dos melhores apps do gênero. Com previsão do tempo precisa, relatórios ao vivo, alertas de chuvas e outras funcionalidades, esse aplicativo é uma ferramenta de uso diário em lavouras e na pecuária. 

Adama Alvo: O Adama Alvo é um app que ajuda a identificação de pragas no campo por meio de um extenso banco de imagens e informações sobre as principais ameaças às lavouras brasileiras. E se o produtor não encontrar a praga que está em sua produção, pode enviar uma foto pelo app que a equipe ajudará na sua identificação. 

Aegro: O AEGRO é um app de gerenciamento rural que facilita a vida do produtor com sistemas de fácil usabilidade que podem auxiliar na lavoura. Ele conta com funcionalidades para planejamento e orçamentos de safras, monitoramento de pragas, controle de estoque, controle de custos e muitas outras.

Jetbov: O Jetbov é um app de gestão pecuária que registra todo tipo de informação sobre os animais da propriedade, como peso, vacinas, procedimentos veterinários e lote. Mais eficaz que um caderno de anotações, ele agiliza os processos do setor. 

AppLeite: Mais um app da Embrapa, o AppLeite é uma biblioteca de informações úteis para produtores de leite. Recheado de conteúdo produzido por especialistas, ele é baseado em trabalhos de pesquisa no setor. 

Vamos lá, aproveite bem o seu tempo, aprenda e aplique em sua propriedade, quanto mais conhecimento, melhor. 

Mais da coluna

Poderão as fazendas verticais revolucionar a agricultura familiar?

 A mudança é algo constante em nossas vidas. Com a atual situação mundial, ...

Como inovar no setor mais importante do país?

O agronegócio sempre foi um dos pilares da economia e movimenta bilhões de ...

Afie seu machado

O agronegócio tem alavancado a economia brasileira e cada vez mais ampliará sua ...