ABAG/RP amplia o alcance do Programa Educacional “Agronegócio na Escola”

Em 2021, em função do distanciamento social, o Programa Educacional da ABAG/RP será novamente aplicado exclusivamente em modo digital. O piloto, realizado na região de Ribeirão Preto, no ano passado, foi um sucesso, e a ABAG/RP decidiu atender a um pleito bastante antigo, o de ampliar o alcance e permitir a participação de professores e escolas de regiões mais distantes.

O tradicional Programa Educacional da ABAG/RP foi criado em 2001 com o diferencial de promover a capacitação dos professores com atividades práticas, palestras e visitas. A versão online foi necessária para a continuidade das atividades em tempos de pandemia. A essência do conhecer mais para ensinar melhor nunca foi tão necessária quanto hoje. Esse novo modelo permite que educadores de outras regiões também levem o agro para os conteúdos programáticos de suas disciplinas.

Anúncio

Os temas abordados nos Módulos e Capítulos do Programa Educacional “Agronegócio na Escola” – Etapa Digital começam com a história da agricultura, passam pelas evoluções tecnológicas, pela sustentabilidade das cadeias produtivas, preservação ambiental, conservação dos recursos naturais, geração de energia limpa e renovável, cooperativismo e associativismo, entre tantos outros. A conexão da realidade do setor com as diversas áreas do conhecimento, e a transversalidade dos assuntos torna o aprendizado muito mais atrativo.

Anúncio

Para que essa jornada digital seja ainda mais lúdica e interessante, os materiais audiovisuais foram mesclados com testes de conhecimento, desafios e concursos culturais. Assim, professores e alunos não apenas conhecerão mais sobre esse importante setor da economia, como também concorrerão a vários prêmios.

A ideia é que no futuro um modelo híbrido seja adotado, mesclando os modos digital e presencial, e assim que possível a ABAG/RP voltará a organizar visitas para professores e alunos em propriedades rurais, agroindústrias, cooperativas e instituições de ensino e pesquisa associadas. Da mesma maneira, a expectativa é que essas experiências possam também ser oferecidas por novos parceiros em regiões mais distantes, ou até mesmo em outros estados.

Para saber mais sobre o Programa Educacional “Agronegócio na Escola” acesse www.abagrp.org.br/programa-educacional-agronegocio-na-escola

Poderão se inscrever do Programa Educacional “Agronegócio na Escola” – Etapa Digital, professores do Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante. As parcerias com as escolas já estão sendo celebradas. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail [email protected], ou pelos telefones (16) 3623-2326 e (16) 99733-3754 (WhatsApp). 

Fonte: ABAG/RP

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Afinal, bacalhau é peixe ou não é?

Tipos, dessalga e receitas: aprenda sobre o preparo do bacalhau na cozinha, além ...

Desfiadeiras falam sobre a época mais agitada do ano na Ilha das Caieiras

Fotos: Bárbara Bueno Sá Esta é, sem dúvidas, a época com uma das ...

Alunos do Ifes participam de aula técnica sobre CAR e PRA-ES no Idaf

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) participaram, nesta ...

Senar lança aplicativo para levar conhecimento aos produtores

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural lançou, na quarta (27), o aplicativo “Senar ...

Sistema OCB apresenta propostas para o Plano Safra 2024/25

Ministro Carlos Fávaro defende o cooperativismo como meio para o desenvolvimento nacional A ...