ABAG/RP amplia o alcance do Programa Educacional “Agronegócio na Escola”

Em 2021, em função do distanciamento social, o Programa Educacional da ABAG/RP será novamente aplicado exclusivamente em modo digital. O piloto, realizado na região de Ribeirão Preto, no ano passado, foi um sucesso, e a ABAG/RP decidiu atender a um pleito bastante antigo, o de ampliar o alcance e permitir a participação de professores e escolas de regiões mais distantes.

O tradicional Programa Educacional da ABAG/RP foi criado em 2001 com o diferencial de promover a capacitação dos professores com atividades práticas, palestras e visitas. A versão online foi necessária para a continuidade das atividades em tempos de pandemia. A essência do conhecer mais para ensinar melhor nunca foi tão necessária quanto hoje. Esse novo modelo permite que educadores de outras regiões também levem o agro para os conteúdos programáticos de suas disciplinas.

Continua após o anúncio

Os temas abordados nos Módulos e Capítulos do Programa Educacional “Agronegócio na Escola” – Etapa Digital começam com a história da agricultura, passam pelas evoluções tecnológicas, pela sustentabilidade das cadeias produtivas, preservação ambiental, conservação dos recursos naturais, geração de energia limpa e renovável, cooperativismo e associativismo, entre tantos outros. A conexão da realidade do setor com as diversas áreas do conhecimento, e a transversalidade dos assuntos torna o aprendizado muito mais atrativo.

Para que essa jornada digital seja ainda mais lúdica e interessante, os materiais audiovisuais foram mesclados com testes de conhecimento, desafios e concursos culturais. Assim, professores e alunos não apenas conhecerão mais sobre esse importante setor da economia, como também concorrerão a vários prêmios.

A ideia é que no futuro um modelo híbrido seja adotado, mesclando os modos digital e presencial, e assim que possível a ABAG/RP voltará a organizar visitas para professores e alunos em propriedades rurais, agroindústrias, cooperativas e instituições de ensino e pesquisa associadas. Da mesma maneira, a expectativa é que essas experiências possam também ser oferecidas por novos parceiros em regiões mais distantes, ou até mesmo em outros estados.

Para saber mais sobre o Programa Educacional “Agronegócio na Escola” acesse www.abagrp.org.br/programa-educacional-agronegocio-na-escola

Poderão se inscrever do Programa Educacional “Agronegócio na Escola” – Etapa Digital, professores do Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante. As parcerias com as escolas já estão sendo celebradas. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail [email protected], ou pelos telefones (16) 3623-2326 e (16) 99733-3754 (WhatsApp). 

Fonte: ABAG/RP

Últimas notícias

Cadeia produtiva do café é homenageada na Assembleia Legislativa do ES

O jornalista, apresentador e diretor da Revista Negócio Rural, Bruno Faustino, foi um ...

Sementes de Palmeira Juçara serão lançadas por pilotos durante Voo Livre em Alfredo Chaves

Mais de 300 mil sementes de Palmeira Juçara foram doadas pelo Instituto Capixaba ...

Mapa registra mais 20 defensivos de controle biológico, incluindo produtos para uso na agricultura orgânica

Em 2022 já foram registrados 36 produtos de baixa toxicidade para o controle ...

Evento em Vitória destaca a importância da agricultura familiar capixaba

A agricultura familiar é uma das responsáveis por contribuir com os alimentos que ...

Avião caracterizado de abelha decola em homenagem aos maiores polinizadores do planeta

Piloto de aviões agrícolas há mais de 40 anos, José Paulo Garcia fez ...