Abastecimento de trigo já foi reduzido em até 35% em algumas cidades do Brasil

A Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), que representa a indústria nacional da moagem do grão, divulgou uma nota em que alerta para a preocupação da entidade para um possível desabastecimento do Brasil.

De acordo com a Abitrigo, a prioridade hoje é o abastecimento de toda a cadeia do produto. “Diante da descoordenação entre as ações federais, estaduais e municipais, o fornecimento normal da farinha de trigo está sendo prejudicado em alguns estados pela dificuldade de liberação do fluxo das mercadorias, ameaçando desabastecimento de algumas regiões”, informou a entidade.

A Abitrigo ressaltou a necessidade de evitar o fechamento de fronteiras estaduais e garantir que os transportadores possam dispor dos serviços de apoio nas estradas, como os de borracharia e de alimentação, que foram dificultados pelo fechamento de restaurantes.

Além disso, a entidade alertou sobre possíveis problemas em algumas estradas que apresentam limitação de trafego e da falta de caminhões pelo fechamento de lojas nas cidades. “A ausência dessas facilidades está acarretando sérias consequências para o fornecimento do produto. Em alguns estados, de 30 a 35% das farinhas não estão sendo entregues”, afirma a entidade.

“É importante a ação do Ministério da Infraestrutura junto às autoridades municipais, por meio de ações da Polícia Rodoviária Federal e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com o objetivo de identificar e reverter decisões de prefeitos que prejudiquem o fluxo de mercadorias e o trabalho dos transportadores”, finaliza a nota da entidade nacional.

Fonte: Abitrigo

Últimas notícias

Prêmio Excelência de Qualidade Realcafé Reserva anuncia os finalistas

O Prêmio Excelência de Qualidade Realcafé Reserva já tem os 20 finalistas da ...

Agrishow anuncia alteração da data de realização na edição 2021

A Agrishow anunciou a alteração da data de sua 27ª edição para os ...

Sócio da Cooabriel conquista primeiro lugar no concurso Coffee Of The Year 2020

No dia 20 de novembro, foi divulgado pela Semana Internacional do Café, os ...

ExpoSul RaízES começa nesta quarta (02)

O Parque de Exposições de Cachoeiro reabre os portões para receber uma edição ...

Seca no Brasil tende a pressionar preços de café arábica

Tradings de café começam a ter ideia da extensão dos problemas climáticos no ...