Agricultores familiares terão rodadas de negócios para ampliar mercado

Foto: Pricilla Rizzo / Embrapa

Agricultores familiares do Espírito Santo, Pernambuco, Maranhão e Amapá, receberão orientações para ampliar os canais de comercialização de seus produtos. A iniciativa, realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), é uma medida do governo federal para fomentar a economia local a partir de medidas para superar os desafios de comercialização dos produtos da agricultura familiar. A expectativa é que o encontro aconteça ainda no primeiro semestre.

A medida é feita em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAF/Mapa), que disponibilizou R$ 572 mil para a operacionalização e desenvolvimento das ações.

Com duração de dois dias, o evento tem por objetivo ampliar o acesso dos agricultores familiares nos mercados público e privado, na busca de oportunidades de comercialização de seus produtos a preços justos e remuneratórios. Para isso, serão realizadas ações para aproximar compradores e vendedores por meio de uma rodada de negócios, na qual fornecedores e compradores poderão trocar informações e fechar acordos.

A expectativa é que cada encontro reúna cerca de 120 pessoas, sendo 80 representantes da agricultura familiar e 40 potenciais compradores, além de representantes de órgãos convidados. O evento também será uma oportunidade dos agricultores presentes conhecerem os programas de apoio à produção, executados pela Companhia, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa de Vendas em Balcão (ProVB), entre outros.

Fonte: Conab

Últimas notícias

Guaraná da Terra Indígena Andirá-Marau é a primeira Indicação Geográfica para povo indígena

A Terra Indígena Andirá-Marau, localizada nas divisas dos estados do Amazonas e do ...

Conab traz impacto de alta temperatura nas frutas e hortaliças comercializadas no atacado

As altas temperaturas registradas em setembro trouxeram impactos na comercialização das principais frutas ...

Ministras da Agricultura do Brasil e de Portugal debatem o papel da mulher no agronegócio

Na próxima segunda-feira, dia 26 de outubro, começa a 5ª edição do Congresso ...

Seca é registrada em 52% do Espírito Santo em setembro

A última atualização do Monitor de Secas aponta que, no Espírito Santo, as ...

Acordo de cooperação promoverá a agricultura familiar em destinos de turismo rural

Visitar um destino de turismo rural e lá saborear delícias produzidas por agricultores ...