Aplicativo ‘Feira na Palma da Mão’ é apresentado em congressos nacionais

O aplicativo “Feira na Palma da Mão”, desenvolvido por meio de um projeto do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), está sendo apresentado em congressos nacionais. Na última segunda-feira (13), o App foi exibido no XIV Congresso Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e do Serviço Público Agrícola do Brasil (Confaser), em Brasília. 

No mês de agosto, a apresentação do aplicativo será feita em Natal, no Rio Grande do Norte, durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober). Outro reconhecimento foi a aceitação do projeto para publicação na Revista Ethnoscientia. O extensionista do Incaper e coordenador do projeto, Luiz Carlos Bricalli, foi quem apresentou o App nos congressos destacando o orgulho e alegria por entregar uma nova tecnologia para a sociedade.

“Já são quase dois anos que a equipe vem se dedicando para o desenvolvimento desse aplicativo. Para nós que somos extensionistas, não é apenas um aplicativo de celular. É uma ferramenta fundamental que possibilitará a geração de resultados econômicos facilitando a vida dos agricultores e possibilitando que os consumidores adquiram produtos da agricultura familiar validados pelo trabalho do dia a dia do Incaper. É uma vitória que agora estará na palma da mão de todos”, ressaltou Bricalli.

Lançamento do aplicativo em julho

O App “Feira na Palma da Mão” será lançado oficialmente no dia 13 de julho, em um evento com público restrito, em Vargem Alta. Na ocasião, haverá a apresentação do projeto e do manual de uso e auxílio para tirar dúvidas sobre o manuseio. O evento contará ainda com uma mesa redonda com o tema: “Cadeias curtas e redes agroalimentares alternativas”.

Bricalli destacou que o aplicativo foi desenvolvido com o objetivo de promover a venda direta dos produtos da agricultura familiar. Entre os pontos relevantes na trajetória de desenvolvimento do App, um dos principais, segundo o coordenador, foi de conhecer diversas experiências exitosas, tanto dos agricultores familiares quanto dos estabelecimentos comerciais, que já compram e vendem produtos da agricultura familiar.

“A inovação tecnológica na área da comercialização para aproximar os produtores rurais e os consumidores também é outra importante conquista que o projeto está promovendo para a agricultura familiar e a sociedade capixaba”, afirmou. 

O PROJETO – Para adesão ao App, o projeto identificou os agricultores familiares situados nos municípios capixabas que fazem parte do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES), sendo eles: Viana, Cariacica, Guarapari, Castelo, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e Santa Maria de Jetibá.

Também foram identificados estabelecimentos comerciais alimentícios, como restaurantes, refeitórios empresariais, mercados, entre outros, que demandam maiores volumes de produtos agropecuários e que estão instalados em cidades com população urbana expressiva. O App “Feira na Palma da Mão” alcançou a participação de 50 propriedades rurais da agricultura familiar e 25 estabelecimentos comerciais. 

O projeto “Desenvolvimento de Metodologia de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) para o incentivo da venda direta dos produtos da agricultura familiar”, que teve a finalidade de desenvolver o aplicativo “Feira na Palma da Mão”, foi contemplado pelo Banco de Projetos da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) Edital 2020, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes). A equipe técnica foi composta pelo coordenador do projeto, duas bolsistas, apoio de 12 servidores do Incaper dos municípios envolvidos, três técnicos contratados para o desenvolvimento do App e dois servidores da equipe de Tecnologia da Informação (TI) do Incaper. 

Fonte: Incaper

Últimas notícias

Lançamento da Ruraltures será nesta quinta-feira (07) em Venda Nova do Imigrante

Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau promoverá, amanhã ...

Sistema Cantareira opera em estado de alerta

Os últimos dias acenderam um alerta para o nível dos reservatórios que abastecem ...

Jovens agricultores participam de curso sobre formação de lideranças

Um dos pilares da Coordenadora Latino-americana e do Caribe de Pequenos Produtores e ...

Revista Negócio Rural vence prêmio de jornalismo de Pernambuco

O cooperativismo conecta pessoas e também histórias. Que similaridade poderia haver entre as ...

Serenata Italiana será no próximo sábado (09) em Venda Nova do Imigrante

Relembrar os costumes dos primeiros imigrantes italianos que chegaram em Venda Nova do ...