Aprovado projeto para levar apoio psicológico às vítimas das chuvas no Espírito Santo

Foto: ALES

As recentes e devastadoras chuvas que atingiram o Sul do Espírito Santo deixaram um rastro de destruição e desolação, afetando milhares de pessoas e deixando mais de oito mil desabrigados. Diante dessa triste realidade, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo tem se mobilizado para oferecer suporte e amparo às vítimas que perderam tudo, incluindo suas casas, pertences pessoais e toda uma história de vida.

Anúncio

Compreendendo a magnitude do trauma enfrentado por essas comunidades, foi apresentado e aprovado pelo Plenário da Casa, na sessão desta terça-feira (26), o Projeto de Lei 159/2024, que cria o Programa de Apoio Psicológico às Vítimas de Catástrofes Naturais. Este programa visa minimizar o estresse e o trauma vivenciado por aqueles que foram diretamente afetados pelos recentes desastres, oferecendo apoio psicológico tanto às vítimas, quanto aos seus familiares.

Anúncio

Para o presidente da Assembleia e autor do projeto, o deputado Marcelo Santos, é fundamental reconhecer a importância do acompanhamento da saúde mental nessas situações, onde a perda material muitas vezes se soma à perda emocional e psicológica. “Queremos proporcionar suporte emocional imediato. São muitas pessoas que enfrentam grandes danos e que estão sofrendo com problemas como ansiedade, ataques de pânico, depressão, entre outros. Além disso, queremos amparar também as famílias das 20 vítimas fatais de Mimoso do Sul e Apiacá, que enfrentam o luto pela perda de seus entes”. 

Marcelo Santos ressalta que o projeto apresentado também vai atender os profissionais envolvidos nos resgates e no atendimento às vítimas de catástrofes naturais. “Além de prepará-los para lidar com as reações das pessoas afetadas, também queremos oferecer apoio emocional a esses trabalhadores que estão na linha de frente desses acontecimentos. Isso pode reduzir possíveis traumas e dar a eles melhores condições para continuar seus trabalhos”, completou.

Além do apoio psicológico, a Assembleia Legislativa tem adotado diversas outras medidas para auxiliar a população atingida pelas chuvas. Entre elas está a desburocratização dos processos que garantem acesso aos recursos da Defesa Civil, crédito facilitado para as vítimas desabrigadas, arrecadação de suprimentos, parceria com o setor produtivo do Estado para buscar novos recursos, assistência para os animais desprotegidos, entre outros.

Destaca-se ainda o repasse de R$ 17 milhões ao Governo do Estado, provenientes da economia da Assembleia sobre o orçamento de 2023. O atendimento psicológico previsto no projeto pode ser realizado tanto de forma virtual quanto presencial, de forma imediata e continuada, o que vai garantir maior acesso aos serviços. O texto segue agora para análise do Poder Executivo.

Fonte: ALES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Cafeicultores brasileiros aliam técnicas para agregar valor e se destacarem no mercado

Foto: Freepik O Brasil lidera a produção mundial e é o segundo maior ...

Condições climáticas favorecem o desenvolvimento do milho 2ª safra

Foto: iStock Dados do Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), divulgado pela Companhia Nacional ...

Conab estima redução na produção de cana-de-açúcar na safra 2024/2025

Foto: Freepik A primeira estimativa da safra de cana-de-açúcar 2024/25, divulgada nesta quinta-feira ...

Feira de Negócios da Favesu reunirá players do setor avícola e suinícola

Foto: Divulgação/Favesu O maior evento da Avicultura e Suinocultura Capixaba entra na sua ...

Nelore Heringer marca presença na ExpoZebu 2024

Foto: Divulgação Texto: Julio Huber A Nelore Heringer estará presente na maior feira ...