Brilho solar determina qualidade do café

Outras variáveis climáticas também tem sua responsabilidade

Uma pesquisa realizada pela PhD em engenharia automática da Universidade Nacional da Colômbia (UNAL), Olga Lucía Ocampo López, apontou uma relação direta entre o brilho solar acumulado, o número de botões de flores e a produção de café. Outros fatores, entre eles, a densidade do plantio, temperatura do ar e do solo e disponibilidade de água, além da troca de oxigênio e dióxido de carbono das plantas também interferem na qualidade dos grãos.

Dentre as variáveis climáticas que influenciam a produtividade do café, foram analisadas a precipitação, temperatura, umidade relativa, vento, evapotranspiração, brilho e radiação solar. Além disso, foram contempladas a análise de cenários futuros de mudanças climáticas e a projeção de seus efeitos. 

Anúncio

Também foram avaliadas as alterações produzidas pelo fenômeno El Niño e os possíveis efeitos das mudanças climáticas no balanço hídrico e na produtividade do café, utilizando modelos de culturas úteis para avaliar e prever cenários, uma vez que incluem fatores climáticos e do solo, além de uma ampla gama de práticas de manejo que afetam a produção agrícola. 

Anúncio

“São usados para representar os processos fundamentais da produção vegetal, como a interceptação de radiação, fotossíntese e o ciclo da água ou nitrogênio; são modelos matemáticos que descrevem a interação entre o crescimento da cultura, a dinâmica do carbono e do nitrogênio no solo e os processos ambientais”, detalha a pesquisadora. 

Cada região cafeeira possui um clima que leva a um comportamento específico da planta e determina sua produtividade. “A disponibilidade de água e energia solar desempenha um papel importante na produção e é necessária para o crescimento e desenvolvimento da planta”, completa Olga Lucía Ocampo López. 

Fonte: Agrolink

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Festival gastronômico celebra cultura capixaba com o Fest Torta em Vitória

Neste sábado (20) e domingo (21), no bairro Jesus de Nazareth, em Vitória, ...

Espírito Santo vai receber primeira Usina de Biometano para uso industrial e residencial

Foto: Hélio Filho/Secom Em um passo histórico rumo à sustentabilidade, o Espírito Santo ...

Valor bruto da produção ultrapassa R$ 1,14 trilhão em março

Soja, milho, Cana-de-açúcar, café e laranja foram responsáveis por 52% do valor total ...

Nater Coop premia startups em Programa de Inovação Aberta

Foto: Bruno Faustino Ao longo de 2023, a cooperativa impulsionou a inovação lançando ...

ES firma acordo para ampliar alcance de frutas e especiarias capixabas no mercado internacional

As frutas e especiarias produzidas no Espírito Santo ganharão ainda mais reconhecimento internacional, ...