Brilho solar determina qualidade do café

Outras variáveis climáticas também tem sua responsabilidade

Uma pesquisa realizada pela PhD em engenharia automática da Universidade Nacional da Colômbia (UNAL), Olga Lucía Ocampo López, apontou uma relação direta entre o brilho solar acumulado, o número de botões de flores e a produção de café. Outros fatores, entre eles, a densidade do plantio, temperatura do ar e do solo e disponibilidade de água, além da troca de oxigênio e dióxido de carbono das plantas também interferem na qualidade dos grãos.

Dentre as variáveis climáticas que influenciam a produtividade do café, foram analisadas a precipitação, temperatura, umidade relativa, vento, evapotranspiração, brilho e radiação solar. Além disso, foram contempladas a análise de cenários futuros de mudanças climáticas e a projeção de seus efeitos. 

Também foram avaliadas as alterações produzidas pelo fenômeno El Niño e os possíveis efeitos das mudanças climáticas no balanço hídrico e na produtividade do café, utilizando modelos de culturas úteis para avaliar e prever cenários, uma vez que incluem fatores climáticos e do solo, além de uma ampla gama de práticas de manejo que afetam a produção agrícola. 

“São usados para representar os processos fundamentais da produção vegetal, como a interceptação de radiação, fotossíntese e o ciclo da água ou nitrogênio; são modelos matemáticos que descrevem a interação entre o crescimento da cultura, a dinâmica do carbono e do nitrogênio no solo e os processos ambientais”, detalha a pesquisadora. 

Cada região cafeeira possui um clima que leva a um comportamento específico da planta e determina sua produtividade. “A disponibilidade de água e energia solar desempenha um papel importante na produção e é necessária para o crescimento e desenvolvimento da planta”, completa Olga Lucía Ocampo López. 

Fonte: Agrolink

Últimas notícias

Pecuária de leite vive incertezas com o futuro da pandemia

A reunião de conjuntura de novembro do Centro de Inteligência do Leite da ...

Valor de mercado de defensivos aplicados deverá cair 11,8% em 2020

O mercado de defensivos agrícolas deve ter redução de 11,8% no valor em ...

Programa de aprendizagem rural é homenageado pelo Instituto Innovare

Fotos: Junio Nunes O Programa de Aprendizagem Profissional Rural foi homenageado na 17ª ...

Novo surto de gafanhotos é monitorado por governo do Rio Grande do Sul

Foto: Senasa Julio Huber Um novo surto de gafanhotos identificado pelo Serviço Nacional ...

Prêmio Excelência de Qualidade Realcafé Reserva anuncia os finalistas

O Prêmio Excelência de Qualidade Realcafé Reserva já tem os 20 finalistas da ...