Café Conilon do Espírito Santo tem Indicação Geográfica reconhecida pelo Inpi

Esta já é a 8ª IG reconhecida no Espírito Santo e a primeira de café do Brasil que abrange um estado inteiro. A ação contou com apoio efetivo do Sebrae/ES

Quando se fala em café conilon, o Espírito Santo é referência nacional e mundial. A cafeicultura do conilon foi iniciada no estado ainda em 1912, com grande expansão da produção na década de 60, quando a crise cafeeira afetou a produção do arábica. Hoje esse reconhecimento vem por meio do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que concedeu a Indicação Geográfica (IG) ao produto.

A modalidade Indicação de Procedência (IP) autoriza a utilização do nome geográfico “Espírito Santo” para o produto Café Conilon produzido em território capixaba, passando a ser identificado como Café Conilon Espírito Santo. O reconhecimento oficial, que veio após três anos do pedido, levou em consideração a reputação, a notoriedade e a fama do território capixaba para este produto.

O trabalho que culminou no registro foi estruturado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), em conjunto com diversos parceiros, como Seag, Incaper, Embrapa Café, Ifes, OCB-ES, Ministério da Agricultura, Cetcaf, Sicoob, entre outros, com consultoria do Instituto Inovates, cabendo destacar ainda a importância do papel da Federação dos Cafés do Estado do Espírito Santo – FECAFÉS), que é a representante dos produtores de conilon junto ao INPI e responsável pela gestão desta Indicação Geográfica.

“Esta é a primeira IG de café do Brasil que abrange um estado inteiro. O café conilon fez com que o Espírito Santo fosse reconhecido mundialmente pela sua produção e hoje, com essa IG, nós valorizamos as mais de 78 mil famílias que sobrevivem desse cultivo, protegendo também o nosso território, e os consumidores desse produto, que poderão identificar a autenticidade do mesmo a partir de um selo”, destaca o diretor técnico de Sebrae/ES, Luiz Toniato.

Todos os 78 municípios capixabas estão contemplados por esta IG. Os produtores que desejarem ter o seu café conilon reconhecido devem passar por um processo para garantir a autenticidade do produto e terem direito de uso do selo do Café Conilon Espírito Santo. As regras estão pré-definidas no Caderno de Especificações Técnicas e serão verificados por um conselho regulador.

“Esse é um marco histórico do conilon, é um sonho que se tornou realidade. Daqui por diante vamos trabalhar para colocar o conilon ainda mais em evidencia. Vamos pode fazer um trabalho junto ao produtor, focando na qualidade desse produto. Se os produtores entenderem o significado dessa IG eles vão passar a cuidar ainda melhor do café e fazer um produto que realmente agrade o consumidor”, aponta o presidente da Fecafés, Luiz Carlos Bastianello.

Com a formalização do registro de IG na modalidade Indicação de Procedência, o café conilon do Espírito Santo que já tinha espaço no mercado internacional agora passa a ser reconhecido oficialmente possibilitando novos ganhos e segurança nas negociações. 

“A IG está totalmente alinhada com as demandas de mercado que estão cada vez mais exigentes quanto a rastreabilidade, a origem dos produtos, a forma de produção e a utilização de práticas sustentáveis, entre outras. Novos voos certamente serão alçados com mais esse registro”, ressalta Toniato.

Esta já é a oitava conquista de Indicação Geográfica pelo Espírito Santo, sendo as três últimas de café.

Fonte: Sebrae/ES

Últimas notícias

Coops já podem enviar projetos para o PAA

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) liberou o sistema para recebimento dos projetos ...

Selo Arte para produtos de abelhas e derivados terá início em outubro

Podem receber o Selo produtos artesanais de abelhas Apis mellifera e de abelhas ...

Você conhece a Doença de Haff? Mapa monitora casos no Brasil

Orientação é que consumidor adquira pescado com selo de inspeção oficial O Ministério ...

Fórum Café e Clima apresenta condições da produção diante dos impactos climáticos

Como os cafezais estão reagindo diante do comportamento do clima, marcado por seca, ...

Bolsonaro veta projeto sobre medidas emergenciais de amparo à agricultura familiar

Foto: Veja O presidente Jair Bolsonaro vetou um projeto de lei sobre medidas ...