Café de Castelo leva prêmio de qualidade no Espírito Santo

Saiu para o município de Castelo o Prêmio Realcafé Reserva/UCC de qualidade do café arábica das montanhas capixabas. O café vencedor foi do produtor José Antônio Debona Romão, do Sítio Bela Vista, localizado no Alto Córrego da Prata. O produto atingiu a nota média de 90,37 pontos na prova sensorial e gabaritou a avaliação ambiental.

Em segundo lugar, ficou o café do produtor Marcos Antônio Tomazini, do Sítio Tomazini, na localidade de Batéia, também no município de Castelo. Já o terceiro lugar foi para uma mulher. A produtora Cláudia Krause Battestin, de Itarana, fechou o pódio.

Anúncio

O prêmio de 2022 mostrou novamente o excelente nível de qualidade dos cafés das montanhas capixabas. Na avaliação sensorial dos primeiros colocados todos passaram de 90 pontos. Para Marcio Ferreira, superintende do Grupo Tristão, esses dados mostram a dificuldade da disputa e a importância dos cafés capixabas no cenário nacional.

Anúncio

“O avanço de qualidade colocou o café das montanhas no topo nacional. Participo de vários concursos e as notas que atingimos esse ano refletem totalmente a qualidade do café. Podem ter certeza que hoje o café das montanhas capixabas está entre os melhores do Brasil”, informou.

Marcio falou ainda sobre a preocupação com a sustentabilidade. Para ele, as boas práticas ambientais fizeram a diferença para o ganhador de 2022. “Nos preocupamos com o meio ambiente e insistimos na sustentabilidade desde que começamos o prêmio Realcafé Reserva/UCC de qualidade. Nessa edição a nota máxima nesse quesito foi o determinante para vitória do João Romão em meio a uma prova sensorial tão apertada”, destacou.

O produtor campeão, José Antônio Debona Romão, já havia participado outras vezes do prêmio e não escondeu a felicidade de conseguir a vitória. Romão leva pra casa R$ 20 mil e ainda vai ter um café pra chamar de seu, afinal, uma edição especial com sua foto será distribuída para os assinantes do Clube Realcafé Reserva.

“Já tínhamos ficado em segundo lugar por dois anos e agora conseguimos ganhar esse prêmio tão importante. Tivemos ingredientes fundamentais nesse trabalho: família e amor. O dinheiro agora é para investir na propriedade e continuar produzindo café de qualidade”, garantiu.

Fonte: Real Café

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

ES livre de febre aftosa sem vacinação: saiba os benefícios

Foto: Freepik O Espírito Santo está oficialmente livre da febre aftosa sem vacinação. ...

Lactalis distribui água em supermercados gaúchos

Foto: Carolina Jardine A Lactalis Brasil ganhou um novo apoio para distribuir água ...

Bahia dá início à colheita do algodão safra 2023/2024

Foto: Divulgação As máquinas em campo sinalizam o início da colheita do algodão ...

Família dá até mamadeira para cuidar de filhote de veado encontrado ferido

Foto e vídeo: Divulgação Texto: Julio Huber / Foto: Divulgação Um filhote de ...

Furtas e hortaliças sofrem aumento por conta das fortes chuvas no Rio Grande do Sul

Foto: André Oliveira / MDS A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) trouxe uma ...