Café solúvel intensifica ações para conquistar consumidores

Vídeos trarão um novo olhar da população para o café solúvel, exibindo toda a versatilidade e a aplicabilidade do produto

Apresentar os diversos modos de preparo, a nova metodologia de avaliação sensorial, história e as diferentes formas de consumo do café solúvel. Esse é o objetivo da Associação Brasileira da Indústria do setor, a Abics, que, em parceria com o canal do Youtube “Café com Eliana Relvas”, lançará 10 vídeos com o objetivo de levar mais informações aos consumidores finais.

Segundo Eliana, que é consultora da Abics, a ideia é trazer um novo olhar da população para o café solúvel, exibindo toda a versatilidade e a aplicabilidade deste produto nacional de extrema importância para a cadeia produtiva. “Nos vídeos, serão apresentados, de uma forma descontraída, muitas receitas e conteúdos para explorar o solúvel, que é um café prático, saboroso e sustentável”, revela.

A iniciativa integra o leque de ações da entidade para alavancar o consumo do café solúvel no mercado interno. O primeiro ato ocorreu em 2018, quando a Abics iniciou o planejamento de estratégias para conquistar os consumidores nacionais. Em 2019, foram lançadas as marcas do Café Solúvel do Brasil para os mercados nacional e externo, que foram viabilizadas através de cooperação com a Associação Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

As marcas trazem a mensagem “Explore and Enjoy”, para o exterior, e “Crie & Curta”, no Brasil, para instigar os consumidores nacionais, segundo Aguinaldo Lima, diretor de Relações Institucionais da Abics, a experimentar a versatilidade dos diversos tipos de solúveis à disposição no mercado.

Dando continuidade aos trabalhos de promoção e incentivo ao consumo do café solúvel no Brasil, a Associação investiu na elaboração de um inédito protocolo de análise sensorial para o produto, que teve sua metodologia desenvolvida em parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e 18 especialistas de indústrias do setor, de torrefações detentoras das maiores marcas de solúvel, de uma rede de cafeterias e de uma empresa especializada em produtos naturais e orgânicos.

“Com a definição dessa metodologia até então inexistente no mundo, a Abics pretende tornar esse protocolo referência para uso global, através de estratégias conjuntas com a Apex-Brasil. Um aplicativo está sendo desenvolvido pela Associação para facilitar a utilização dos critérios por especialistas, profissionais de classificação e baristas”, explica Lima.

Em outra frente, a entidade lançou um manual de café solúvel para baristas (download no site da Abics), com conteúdo informativo que trafega da fabricação ao consumo e apresenta as múltiplas aplicabilidades e diversidade de uso do produto. Aliado a isso, também foram fechados acordos de cooperação com o Sindicafé-SP e o Museu do Café de Santos, que incorporaram um módulo sobre café solúvel em seus cursos de formação de baristas.

Para 2021, a Abics já prepara uma campanha de marketing digital, interativa, que levará conhecimento e novidades aos diversos tipos de público, convidando o consumidor a experimentar a praticidade e as múltiplas aplicações do café solúvel. Essa ação vem sendo desenvolvida com envolvimento das empresas Cacique, Cocam, Iguaçu, Nestlé, Realcafé, Café Campinho, JDE, 3 Corações e Melitta, que respondem por mais de 90% de todo o café solúvel produzido e consumido no Brasil.

“Com as iniciativas que foram começadas em 2018, a sequência dos trabalhos e o anúncio dessas novidades, os amantes da bebida descobrirão novos aromas e sabores, e vão criar e curtir os cafés solúveis do Brasil”, finaliza o diretor da Abics.

COMO ACOMPANHAR – Inscreva-se no canal da Abics no Youtube, ative o sininho e aguarde as notificações para curtir nossos vídeos.

Fonte: Abics

Últimas notícias

Agricultores capixabas são autorizados a usar água rio Itabapoana para irrigação

A Agerh analisou 250 processos e emitiu 70 Outorgas de Uso da Água ...

Contribuição Sindical Rural pode ser paga até esta sexta (04)

A Contribuição Sindical Rural (CSR) fortalece a defesa dos interesses do campo e ...

Abertas as inscrições para o Encontro das Lideranças do Cooperativismo Capixaba

Evento será realizado totalmente no formato digital no dia 17 de dezembro (quinta-feira), ...

Contratações de crédito rural entre julho e novembro têm alta de 19%

As contratações das operações de crédito rural da safra 2020/2021 somaram R$ 108,7 ...

Premiação distribui R$ 130 mil para os produtores dos melhores cafés do Espírito Santo

Fotos: Sidney Dalvi e Hélio Filho/Secom Os melhores cafés especiais capixabas foram eleitos ...