Cafeicultores do Espírito Santo e de Minas Gerais vencem concurso nacional de qualidade

Edmar Busato, ao lado da esposa Sônia receberam a premiação durante a Semana Internacional do Café

Produtores de café do Espírito Santo e de Minas Gerais foram os vencedores de duas categorias da 6ª edição do Concurso NossoCafé, promovido pela empresa Yara. O resultado foi transmitido ao público durante a Semana Internacional do Café (SIC), que ocorreu de 16 a 18 de novembro, em Belo Horizonte (MG). O evento reuniu, a convite da companhia, os 10 finalistas da competição.

O vencedor na categoria Café Cereja Descascado é Edmar Busato, do Sítio Santa Maria, localizado em Marechal Floriano, nas montanhas do Espírito Santo. Já na categoria Café Natural, a vencedora é Viviane Antenor Santos Mattos, do Sítio Terra Preta, em Alto Jequitibá (MG). Ambos ganharão uma viagem para participar do Specialty Coffee Expo 2023, maior evento voltado à indústria de café da América do Norte, realizado nos Estados Unidos.

Continua após o anúncio

Além da viagem ao exterior, os primeiros colocados em cada categoria terão seus lotes (5 sacas de 60kg) adquiridos pela Yara por um valor acima do praticado pelo mercado. Os cafés serão ensacados com o nome e a propriedade dos ganhadores NossoCafé estampados nas embalagens que serão distribuídas globalmente pela Yara.

Viviane Antenor Santos Mattos, vencedora na categoria Café Natural, comemora ao lado do seu esposo Geovane dos Santos Matos

“Temos acompanhado o crescimento do consumo de cafés especiais pelo mundo, bem como o alto potencial produtivo do Brasil neste tipo de grão. Por isso, ficamos muito contentes em reconhecer e premiar os produtores que se dedicam diariamente não apenas em cultivar os melhores grãos, mas que sabem a importância de uma nutrição equilibrada para a qualidade e produtividade dos cafés e confiam na qualidade e excelência das soluções nutricionais Yara”, destaca Kaio Dias, especialista líder de café da Yara Brasil.

Além da premiação por qualidade, esta edição contou com um reconhecimento inédito por sustentabilidade. O produtor Sergio Luis Petrachi, da Fazenda Ponta da Mata, localizada em Perdizes (MG), foi contemplado entre os finalistas do Concurso NossoCafé 2022 no quesito sustentabilidade. A avaliação foi realizada por uma auditoria independente e reforça o compromisso ambiental Yara.

O Concurso NossoCafé, realizado anualmente pela Yara, está em sua 6ª edição e contou com avaliação e classificação segundo protocolos da Specialty Coffee Association.

Parceria Yara e Cooxupé

Durante a SIC, a Yara firmou também a primeira parceria para fornecimento de fertilizante verde no Brasil. O memorando de intenções foi firmado com a Cooxupé, maior cooperativa de café do mundo e estabelece que, nos próximos dezoito meses, as duas companhias estudarão a viabilidade do fornecimento do insumo de menor pegada de carbono, além de trabalharem na adoção de práticas agrícolas, métodos e ferramentas para diminuir a pegada climática envolvida na produção do café e aumentar a produtividade e qualidade da cultura.

O fertilizante verde é um insumo produzido com baixa emissão de carbono, com 80% a 100% a menos quando comparado ao fertilizante convencional, com a utilização de matrizes energéticas limpas. O produto a ser entregue para a Cooxupé pode ser oriundo tanto do Complexo Industrial de Cubatão (SP) da Yara, que receberá biometano da Raízen a partir de 2023 para a fabricação de amônia e fertilizantes verdes, quanto das plantas de produção e projetos da empresa espalhados pelo mundo, como na Noruega, Holanda e Austrália.

Fonte: Yara

Últimas notícias

Agroindústrias receberão Serviços de Inspeção de consórcios públicos

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) promoverá cerimônia de Integração dos Consórcios ...

Alimentos produzidos por povos indígenas e assentados serão entregues pela Conab

Nesta semana, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fará duas entregas de alimentos ...

Senac-ES abre três mil vagas gratuitas para cursos à distância em diversas áreas

Foto: Freepik O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Espírito Santo (Senac-ES) está ...

Mais de seis mil garrafas de azeite de oliva falsificado e 28 toneladas de feijão são apreendidas

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apreendeu 6.031 garrafas de azeite de ...

Grupo busca parceria para ampliar exportação de madeira para a China

Uma delegação brasileira de empresários e representantes do setor madeireiro está construindo uma ...