Warning: Undefined array key "file" in /home/revistanegocioru/www/wp-includes/media.php on line 1734

Cafés mineiros e capixabas dominam maior concurso de qualidade do Brasil


Warning: Undefined array key "file" in /home/revistanegocioru/www/wp-includes/media.php on line 1734
O produtor Luiz Cláudio Souza, de Muqui, é um dos classificados na categoria Conilon

Julio Huber

Das 200 amostras finalistas de cafés das variedades arábica e conilon no concurso “Coffee of the Year 2020” – um dos principais prêmios do setor no Brasil – 121 são de cafeicultores de Minas Gerais e 49 são do Espírito Santo.

Anúncio

Os finalistas são divididos em quatro categorias. Dos 150 melhores cafés arábicas do Brasil, 108 são de Minas Gerais, 24 do Espírito Santo, nove de São Paulo, três do Ceará, dois de Goiás, dois do Distrito Federal, um do Rio de Janeiro e um da Bahia.

Anúncio

Das 30 melhores amostras finalistas da variedade “Canéfora”, o conilon, 22 são de cafeicultores do Espírito Santo. Em seguida vem quatro de Rondônia, três de Minas Gerais e um da Bahia.

Já na categoria de fermentação induzida de arábica, oito amostras são de Minas Gerais, uma do Espírito Santo e uma da Bahia. Já das amostras finalistas da categoria de fermentação induzida de conilon, seis são de Rondônia, duas do Espírito Santo e duas de Minas Gerais.

Criado em 2012, o Coffee of the Year tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando assim o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café.

O concurso conta com duas fases. A primeira consiste em receber as amostras de produtores de todo o Brasil que são torradas e provadas por profissionais Q-Graders e R-Graders licenciados pelo CQI (Coffee Quality Institute). Na segunda fase, as melhores amostras são provadas por compradores nacionais e internacionais durante a Semana Internacional do Café (SIC), que esse ano acontece de forma virtual, e que vai de hoje (18) até a próxima sexta-feira (20).

Destas amostras, as 21 melhores classificadas vão para a final do concurso (10 amostras de arábica, cinco de canéfora, três de fermentação induzida arábica e três de fermentação induzida canéfora). A revelação e premiação da amostra mais pontuada e votada acontece no último dia do evento (20/11). O concurso é voltado para produtores de todas as regiões do Brasil.

Clique na imagem abaixo e veja a lista completa!

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Festival Santa Teresa Gourmet completa dez anos

Já está tudo pronto para o Festival Santa Teresa Gourmet, que completa 10 ...

Dieta ajustada e suplementação potencializam desempenho dos cavalos em provas

Foto: Freepik Suplementação nutricional é complemento otimizador para performance O Brasil conta com tropa ...

Confira orientações para a colheita do café

Cafeicultor deve se planejar e estar atento à maturação dos frutos O mês ...

Fim de semana gelado em Vitória e mais 7 capitais brasileiras

Foto: Freepik As capitais da Região Sul, do Sudeste e também Campo Grande, ...

Festival vai reunir gastronomia, cultura e música em Anchieta

Foto: Yuri Barichivich / Setur Já pensou em passar um final de semana curtindo praia, ...