Cafés mineiros e capixabas dominam maior concurso de qualidade do Brasil

O produtor Luiz Cláudio Souza, de Muqui, é um dos classificados na categoria Conilon

Julio Huber

Das 200 amostras finalistas de cafés das variedades arábica e conilon no concurso “Coffee of the Year 2020” – um dos principais prêmios do setor no Brasil – 121 são de cafeicultores de Minas Gerais e 49 são do Espírito Santo.

Os finalistas são divididos em quatro categorias. Dos 150 melhores cafés arábicas do Brasil, 108 são de Minas Gerais, 24 do Espírito Santo, nove de São Paulo, três do Ceará, dois de Goiás, dois do Distrito Federal, um do Rio de Janeiro e um da Bahia.

Das 30 melhores amostras finalistas da variedade “Canéfora”, o conilon, 22 são de cafeicultores do Espírito Santo. Em seguida vem quatro de Rondônia, três de Minas Gerais e um da Bahia.

Já na categoria de fermentação induzida de arábica, oito amostras são de Minas Gerais, uma do Espírito Santo e uma da Bahia. Já das amostras finalistas da categoria de fermentação induzida de conilon, seis são de Rondônia, duas do Espírito Santo e duas de Minas Gerais.

Criado em 2012, o Coffee of the Year tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando assim o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café.

O concurso conta com duas fases. A primeira consiste em receber as amostras de produtores de todo o Brasil que são torradas e provadas por profissionais Q-Graders e R-Graders licenciados pelo CQI (Coffee Quality Institute). Na segunda fase, as melhores amostras são provadas por compradores nacionais e internacionais durante a Semana Internacional do Café (SIC), que esse ano acontece de forma virtual, e que vai de hoje (18) até a próxima sexta-feira (20).

Destas amostras, as 21 melhores classificadas vão para a final do concurso (10 amostras de arábica, cinco de canéfora, três de fermentação induzida arábica e três de fermentação induzida canéfora). A revelação e premiação da amostra mais pontuada e votada acontece no último dia do evento (20/11). O concurso é voltado para produtores de todas as regiões do Brasil.

Clique na imagem abaixo e veja a lista completa!

Últimas notícias

Uvas de mesa são tema de palestra técnica on-line na terça-feira (27)

Em prosseguimento à Capacitação em Fruticultura Tropical, coordenada pela Embrapa Cerrados (DF), será ...

Conab analisa efeitos da falta de chuvas nas lavouras de milho, algodão e trigo

A região Centro-Oeste, responsável pela maior produção de grãos do país, sentiu os ...

Operação Colheita apreende armas, drogas e prende 25 criminosos no Estado

Cerca de dois meses após o início das ações, a Operação Colheita, lançada ...

Inmet disponibiliza plataforma de monitoramento de estimativa de geadas no Brasil

O mapa indica a possibilidade da ocorrência de geada, baseada na temperatura mínima ...

Frutas, castanhas e verduras nativas do Brasil estão em nova lista de espécies da sociobiodiversidade com valor alimentício

São considerados produtos da sociobiodiversidade os bens e serviços gerados a partir de ...