Chuva deixa rastro de destruição no Sul do Espírito Santo e govenador vai decretar situação de emergência

Julio Huber

As fortes chuvas previstas para o Sudeste brasileiro chegaram com força no Espírito Santo, entre a noite de ontem (22) e madrugada deste sábado (23). Municípios do Sul capixaba foram severamente afetados pela alta quantidade de chuva que caiu em menos de 24 horas. Em Bom Jesus do Norte foi registrado 295,4 milímetros de chuva em menos de 12 horas.

Anúncio

Vídeos que circulam na internet mostram carros sendo arrastados em Mimoso do Sul, onde até um carro do Corpo de Bombeiros foi levado pelas águas (assista ao vídeo abaixo). Em uma rua, todos os carros foram cobertos pela água, Na manhã deste sábado, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, informou que vai decretar estado de emergência nos municípios do Sul capixaba mais afetados pelas fortes chuvas.

Anúncio

Prefeitos de Apiacá e Mimoso do Sul informaram ao Estado que há pessoas desaparecidas. Nesta manhã, havia registro de pessoas desabrigadas e ilhadas, esperando ajuda em telhados ou nos andares mais altos das residências.

O Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer) do Espírito Santo será transferida para Cachoeiro de Itapemirim. No local, dois helicópteros serão utilizados exclusivamente para retirar os moradores das áreas de risco. Na manhã de hoje, as duas aeronaves estavam atuando em Mimoso do Sul. Na rua em frente à prefeitura, dezenas de carros ficaram amontoados após serem arrastados pelas águas. Assista abaixo!

O governador passou a coordenar as ações de ajuda aos municípios, juntamente com sua equipe, em Cachoeiro de Itapemirim. Casagrande informou que importantes vias da região Sul estão interditadas. “Já estamos deslocando colchões e cestas básicas para o Sul. As pessoas precisam se abrigar e se alimentar”, destacou Casagrande.

O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES), o deputado estadual Marcelo Santos, informou que irá destinar R$ 17 milhões aos cofres do governo para que possa ser usado ao socorro necessário e imediato às vítimas das chuvas que atingiram o Sul do Estado.

Também choveu forte nessas últimas em Vargem Alta, Bom Jesus do Norte, Alegre, Apiacá, Cachoeiro de Itapemirim e Alfredo Chaves. Os municípios de Apiacá e Bom Jesus do Norte estão isolados após os acessos serem bloqueados devido à ação das chuvas. A ponte Itabapoana, que liga Apiacá ao município de Bom Jesus do Norte cedeu e a ES-297, que também possibilita a entrada de Bom Jesus do Norte, está alagada.

Alerta de “Grande Perigo” é prorrogado para o Sul do Espírito Santo

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prorrogou o aviso de “Grande Perigo” para acumulado expressivo de chuva para às 23h59 de domingo (24). Parte do Rio de Janeiro e de Minas Gerais também estão inclusos nesse aviso meteorológico.

A Defesa Civil do Espírito Santo está em alerta máximo e informou que as últimas previsões são de acumulados de chuva significativos para a Região Sul e Serrana, entretanto, a previsão é que a intensidade diminua nas próximas horas.

De acordo com o MetSul, as fortes chuvas que atingiram o Sudeste do Brasil são devido ao avanço das primeiras massas de ar frio de outono. No fim de março e em abril começam a ingressar as primeiras massas de ar frio mais fortes que encontram o ar tropical quente e úmido no Sudeste com chuva forte que é potencializada em áreas junto à Serra do Mar.

Confira o acumulado de chuva nas últimas 24h

  • Bom Jesus do Norte: 295.4 milímetros (mm)
  • Mimoso do Sul: 228 mm
  • Muniz Freire: 193.8 mm
  • Alegra: 156.21 mm
  • Vargem Alta: 150.6 mm
  • Guaçuí: 149.42 mm
  • Rio Novo do Sul: 139.8 mm
  • Jerônimo Monteiro: 134.48 mm
  • São José do Calçado: 125.8 mm
  • Iúna: 98 mm

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Campeonato Brasileiro de Blends de Café será realizado no São Paulo Coffee Festival

Foto: Freepik A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) realizará a etapa ...

Equipes coletam dados para nova pesquisa da Conab da safra brasileira de grãos

Foto: iStock Farmer handful of harvested corn kernels from the heap loaded into ...

Comidas típicas da festa junina contam com 36% de impostos no preço final

Foto: Julio Huber A chegada das festas juninas costuma ser motivo de alegria ...

Capixaba é eleito o melhor criador e expositor na Megaleite 2024 na categoria CCG 1/2 Hol + 1/2 Gir

Encerrada a 19ª edição da Megaleite no último sábado (15), a Associação Brasileira ...

Equipamento promete secagem de cafés especiais em menos de 24 horas

Tecnologia desenvolvida pela Dryeration, foi testada e aprovada por produtores da Alta Mogiana ...