Coffee of The Year 2022 com inscrições abertas até o dia 1º de outubro

Foto: Julio Huber

Texto: Julio Huber

Anúncio

Estão abertas as inscrições para um dos mais importantes concursos de qualidade de café do Brasil: o Coffee of The Year 2022 (COY 2022). O concurso busca reunir os melhores cafés do Brasil e também, eleger e premiar os grandes destaques do ano, incentivando o desenvolvimento e o aprimoramento da produção nacional, além de divulgar as novas origens.

Anúncio

Os cafeicultores interessados poderão inscrever suas amostras nas categorias arábica e canéfora. Os cafés fermentados podem participar dentro dessas duas classificações. O prazo máximo de recebimento das amostras pelo IFSULDEMINAS é dia 1º de outubro de 2022. Para participar do COY 2022, é necessário realizar a inscrição no site: www.semanainternacionaldocafe.com.br/coffee-of-the-year, no valor de R$ 160. No site também é possível acessar o regulamento do concurso.

Cada produtor poderá inscrever até sete lotes de café no seu nome e CPF, colhido na propriedade no ano de 2022. Para cada lote inscrito o produtor rural deverá enviar uma amostra de cinco quilos de café verde beneficiado, com umidade de 11,5%.

Cada lote inscrito deve conter no mínimo duas sacas de 60,5 kg de café beneficiado. As sacas do lote inscrito deverão ser fidedignas à amostra enviada e preservadas até o final do COY 2022 na propriedade do cafeicultor. Caso o produtor não atenda a essa regra, será desclassificado e, em última instância, perderá o eventual título.

AVALIAÇÃO – As amostras inscritas serão submetidas a um processo de avaliação realizado por uma Comissão de Julgadores, composta por juízes certificados pela Specialty Coffee Association (SCA) e Q-Graders e R-Graders licenciados pelo Coffee Quality Institute (CQI).

Esse time analisará as amostras de café verde e classificará quanto ao aspecto, à seca, à cor, à porcentagem de peneiras, ao tipo, teor de umidade e à qualidade da bebida. Serão avaliados aspectos físicos, que possuem caráter eliminatório, e, em seguida, aspectos sensoriais, para fins de classificação.

Do total de amostras inscritas e avaliadas, serão selecionadas as 180 melhores (150 de arábica e 30 de canéfora) para participar da Semana Internacional do Café (SIC), que acontece em Belo Horizonte (MG) entre os dias 16 e 18 de novembro. Essas amostras, divulgadas no dia 7 de novembro, no site da SIC, serão disponibilizadas para cupping (teste do café) durante o evento, com o objetivo de criar oportunidades para negociação presencial.

Ainda durante a SIC, as 10 melhores amostras de arábica e as cinco melhores de canéfora, selecionadas pela Comissão Julgadora e devidamente codificadas, ficarão disponíveis em garrafas térmicas – nos dias 16 e 17 de novembro – para serem degustadas às cegas pelo público visitante da feira.

No dia 17 de novembro, na véspera da premiação, serão divulgados os 50 melhores cafés da categoria arábica e os 15 melhores da categoria canéfora, também no site e na Sala de Cupping e Negócios. Já no dia 18, será realizada a cerimônia de premiação, às 14h, no Grande Auditório Robério Silva.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Consumo de café solúvel cresce 5,3% no trimestre

Setor vem em expansão desde 2016; avanço reflete investimentos em qualidade, diversidade, formação ...

ES+Café irá promover imersão no universo da cafeicultura capixaba

A Feira ES+Café irá promover uma verdadeira imersão no universo da cafeicultura capixaba ...

Projeto entrega novas barracas a feirantes de Vitória

Foto: Marcos Salles Entrega das novas barracas das Feiras Livre Os feirantes que ...

Como plantar mais café em espaço reduzido?

O pesquisador do Incaper, Paulo Sérgio Volpi, destacou que o jardim clonal superadensado ...

Parceria estratégica do Sistema OCB busca fortalecer cadeia de lácteos

Foto: Reprodução / Sistema OCB Unidade nacional se reuniu com Conselho dos Exportadores ...