Com medidas preventivas, amendoim mantém volume recorde

Produtores de amendoim do interior de São Paulo estão tomando medidas para evitar o avanço do novo coronavírus no campo

Os produtores de amendoim da região de Jaboticabal (SP), cidade localizada a 350 km da capital paulista, mantêm a previsão de uma safra recorde da leguminosa. Boa parte do produto já foi entregue, com expectativa de conclusão da colheita em cerca de 15 dias.

Durante a pandemia do Covid-19, as operações no campo não foram paralisadas, entre elas, o transporte e o processamento do grão. Com um curto período para retirar a matéria-prima da lavoura, é indispensável manter a estrutura de recepção.

A Cooperativa Agroindustrial (Coplana), que recebe a safra de amendoim e soja da região, adotou as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde e decretos dos governos do Estado e municipal. As alterações estão presentes em todos os setores, com adequação da estrutura em sua Unidade de Grãos e um protocolo que entrou em vigor no dia 18 de março, incluindo: revezamento de horários de refeições; trabalho em sistema de home office; suspenção de reuniões, viagens de negócios e visitas institucionais; afastamento de colaboradores com qualquer tipo de sintoma associado a gripe ou resfriado; afastamento de gestantes, profissionais com mais de 60 anos ou com doenças crônicas; além das recomendações  sobre higiene pessoal. 

Os cooperados mantêm a atenção e os cuidados no campo, e os parceiros, incluindo caminhoneiros que realizam a entrega dos produtos, recebem orientações permanentes.

“É fundamental atender os produtores em suas demandas, num momento de intensa atividade na lavoura, sem deixar a saúde das pessoas de lado. O agronegócio brasileiro é considerado uma atividade essencial, haja vista sua missão de produzir alimentos para o Brasil e o mundo. Somos responsáveis por evitar uma crise ainda maior, caso tivéssemos um desabastecimento de alimentos”, afirma José Antonio Rossato Junior, presidente da Cooperativa. 

PREVISÕES – Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) trazem uma expectativa de produção de 516.500 toneladas de amendoim em casca, o que representa um crescimento de 22,30% em relação à safra anterior, que havia alcançado 422.200 toneladas. São Paulo mantém-se como líder absoluto no País, com um volume que chega a 95% do que é produzido (previsão de 482 mil toneladas para a safra 2019/2020). Jaboticabal/SP, intitulada a capital do amendoim no estado, segue com papel de destaque no setor. Para esta safra 2019/2020, os agricultores preveem colher 85 mil toneladas, um crescimento de quase 15% em relação à safra passada. 

São Paulo é líder absoluto de produção no País, com um volume que chega a 95% do total brasileiro

Depois do beneficiamento, metade da produção tem como destino o mercado externo. Estes produtores respondem por 15% das exportações totais do Brasil, ou 30% do volume comercializado com a União Europeia.  O fato de o amendoim ser ingrediente em uma ampla gama de produtos é mais um ponto favorável para a cadeia produtiva, com a manutenção dos contratos para o fornecimento à grande indústria alimentícia, clientes nacionais e do exterior. 

Os ganhos na produtividade média também contribuíram de forma considerável para os resultados alcançados: em 2007, a média era de 2,4 toneladas por hectare (t/ha). No último ano, o volume passou para 2,96 t/ha, e a expectativa para a atual safra é ainda maior, de 3,28 t/ha, o que reflete os investimentos em variedades e processos. 

José Antonio Rossato Junior, presidente da Coplana, diz que a cooperativa está dando todo apoio aos cooperados durante a pandemia do novo coronavírus

CERTIFICAÇÃO – O amendoim produzido na região de Jaboticabal possui certificações nacionais e globais, como British Retail Consortium (norma exigida na Europa e entre grandes players mundiais), Nestlé Responsible Sourcing (programa relacionado à qualidade e sustentabilidade), Kosher (para comercialização com a comunidade judaica), Sedex – Supplier Ethical Data Exchange (banco de dados para a transparência mundial), Pró-Amendoim da Abicab (que atesta a qualidade para o consumidor brasileiro) e Halal (com regras de países muçulmanos).

Últimas notícias

Calor e ar seco no Brasil na última sexta-feira do inverno

Uma frente fria avança pelo mar e nesta sexta-feira chega ao litoral de São ...

Pesquisa inovadora busca o controle biológico de principal praga da cana-de-açúcar

Instituto da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP desenvolve produto inédito e ...

Inscrições abertas para prêmio de qualidade de café arábica do Espírito Santo

Julio Huber O Prêmio Excelência de Qualidade Realcafé Reserva está com as inscrições ...

Setor agropecuário cai 3,2% no segundo trimestre no Espírito Santo

Foto: Freepik Dados divulgados pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) mostram ...

Flores mais indicadas para cultivo na primavera

A primavera, que começa na próxima terça-feira (22), é, sem dúvidas, a estação ...