Comunicadores do agronegócio criam associação nacional

Foto: Canal Rural

Moacir Neto

Com o objetivo de agregar os profissionais de comunicação que atuam no setor do agronegócio no Brasil, foi criada a Associação Brasileira dos Comunicadores do Agro (Comunicagro). Aclamado presidente, o jornalista Lima Rodrigues destacou que a intenção é envidar esforços em prol dos comunicadores, bem como integrar e fortalecer os profissionais de comunicação do agro em todo o País. Além de jornalistas por formação, a Comunicagro vai congregar profissionais das mídias digitais

A entidade passa agora pelo devido processo jurídico da sua fundação, a cargo do departamento jurídico, também já instituído. Já na primeira reunião, na noite da última quarta-feira (18), a tecnologia se mostrou importante aliada. As conversas entre os comunicadores foram transmitidas por meio de videoconferência.

Pulverizados nos estados do Pará (Parauapebas), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande), Goiás (Goiânia), São Paulo (Jaguariúna/Ribeirão Preto), Paraná (Apucarana) e Minas Gerais (Botelhos), eles discutiram e avaliaram o início dos trabalhos da entidade.

Durante a reunião, a diretoria da ABCAgro – embrião da Comunicagro – tomou a decisão de alterar o nome da entidade para Associação Brasileira dos Comunicadores do Agro (Comunicagro). Também foi definido o logotipo da instituição, [email protected], que passa a integrar todas as peças e campanhas da Comunicagro, inclusive no Portal de Notícias, já em desenvolvimento pelo setor de Tecnologia da Informação. A sede da Comunicagro será em São Paulo (Capital).

Os integrantes da diretoria também discutiram a elaboração do Regimento Interno e trataram de temas alusivos à adesão dos novos associados, bem como o valor da mensalidade – ainda não definido – e os principais objetivos da Comunicagro, que são valorizar os profissionais da área e oferecer apoio jurídico e social. Em breve, a entidade divulgará todas as decisões tomadas.

O jornalista paraense Lima Rodrigues, do programa Conexão Rural, da Rede TV de Parauapebas (PA), e colunista do jornal O Progresso, de Imperatriz (MA), aclamado presidente da Comunicagro, informou que a adesões à entidade já podem ser solicitadas por meio dos telefones: (94) 99222-7140 ou 98116-4301 (WhatsApp).

“Muito obrigado, amigos do agro, por esta aclamação tão honrosa. Estamos juntos e com certeza a Comunicagro será uma grande entidade em defesa dos profissionais do setor”, afirmou Lima. O presidente acredita que a união de esforços pode resultar em fortalecimento da categoria, bem como na melhoria da qualidade do jornalismo agro no Brasil.

Para Rodrigues, a comunicação é fundamental para divulgar qualquer segmento e no agronegócio há muita informação produzida por competentes jornalistas, repórteres, apresentadores, locutores, radialistas, influenciadores e blogueiros. “Tem muita gente fazendo bonito no seu dia a dia. Mas esse pessoal não tem uma entidade que os represente à altura, daí a importância da criação da Comunicagro.”

O presidente da Comunicagro continua a reflexão, reconhecendo que “sabemos que existem outros grupos de jornalistas do agro que vêm se organizando via Facebook, já há algum tempo, ou mesmo entidades regionais. Mas a nossa ideia é não dividir os comunicadores do setor, e sim unir todos na medida do possível. Precisamos ter uma Associação Brasileira dos Comunicadores do Agro forte, pujante, respeitada e atuando com responsabilidade, ética e profissionalismo, além de proporcionar apoio jurídico e social aos seus associados”.

De acordo com o presidente, a Comunicagro já nasce com a maturidade necessária e esperada pelo agro brasileiro, em todos os setores, desde a principal commodity – soja – às cadeias produtivas e de distribuição. Ele também pondera que o agronegócio nacional é atualmente motivo de redobrada atenção, sobretudo por nações que mantêm acordos comerciais com o Brasil.

De início, a Comunicagro será compostas pelos seguintes comunicadores: Lima Rodrigues (presidente), Vicente Delgado, de Cuiabá (MT), que é diretor-executivo do Portal Agronews (vice-presidente; José Roza da Cunha, de Campo Grande (MS) e ligado ao Sistema Brasileiro do Agronegócio (SBA), empresa emissora dos canais Canal do Boi e Agro Canal (diretor comercial e de mercado); Moacir Rodrigues da Cunha, de Goiânia (GO), diretor-executivo do Portal Safra – Agribusiness News (diretor de relacionamento).

A Comunicagro também conta, no cargo de diretora técnica de Agronegócio, com a zootecnista Eveline Alves, de Jaguariúna (SP), influenciadora e diretora-executiva do PrioriAgro – canal do YouTube e IGTV. Como primeira Secretária, a jornalista Vânia Marques, diretora-executiva da Folha Agrosul e do Programa É Café, de Botelhos (MG). E, por fim, a diretora Jurídica, Andressa Olah, diretora-executiva do @agrooficial Instagram, de Campinas (SP) e Apucarana (PR).

Últimas notícias

Abacate: dos quintais para os espaços gourmets e fitness

Alçado a "super alimento" e ingrediente diferenciado em restaurantes, fruta teve seu valor ...

Liberados R$ 7,4 milhões para custear pesquisas e inovações na cafeicultura

O apoio do Conselho Nacional do Café (CNC) à demanda apresentada pela Embrapa ...

Mercado de alimentos à base de vegetais é tema de workshop

Ministério tem buscado levantar informações junto ao setor que possam embasar uma futura ...

Lançada plataforma tecnológica com dados do solo brasileiro

Ferramenta fortalece produção agrícola e manejo sustentável da terra O conhecimento dos solos ...

Um município capixaba entra em risco alto e 49 estão em risco moderado para Covid-19

Julio Huber O novo mapa de risco para Covid-19 (coronavírus) foi divulgado na ...