Conab adota medidas para dar continuidade aos serviços públicos e de inteligência agrícola

A Conab adotou medidas de prevenção em todas as suas unidades para dar continuidade aos serviços prestados à população, sem expor seus empregados ou a sociedade a risco de contágio. O objetivo é garantir os serviços essenciais e de atendimento às demandas sociais e evitar a fragilidade na coleta das informações agrícolas produzidas pela Companhia. Para isso, foi criado tanto um Plano de Contingência para salvaguardar a integridade dos empregados quanto um Plano de Continuidade de Serviços, que estabelece os pontos críticos e ações prioritárias para assegurar a ininterrupção de entregas à sociedade.

A Ação de Distribuição de Alimentos está entre os serviços que serão continuados, com as entregas já previstas para garantir, de forma regular, o abastecimento de grupos populacionais específicos em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. Os empregados operam em escala de revezamento e com a utilização de equipamentos de proteção individual, além da disponibilização de álcool em gel para higienização. Todos seguem a recomendação de evitar o contato físico e de realizar as entregas a um beneficiário por vez, evitando-se aglomerações no local.

No caso do Programa de Vendas em Balcão (ProVB), de venda de milho a pequenos criadores de animais, as operações seguem em execução, também em escala de revezamento dos empregados. A recepção do beneficiário nas Unidades Armazenadoras ocorre de forma limitada a uma pessoa por atendimento, valendo a mesma regra para as sedes das regionais. Somente está suspenso o cadastro presencial, que é realizado exclusivamente pelo Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican), no portal da Conab.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que apoia a comercialização de produtos da agricultura familiar, e a Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), que garante o pagamento de subvenção a famílias extrativistas quando são vendidos abaixo do preço mínimo, também seguem em operação. O contato com os beneficiários é feito por e-mail ou telefone.

Com relação às informações agropecuárias fornecidas pela estatal, desde as primeiras ocorrências de casos do COVID-19, a Conab manteve a comunicação com suas unidades estaduais em todo o país para preservar o acompanhamento das equipes técnicas, mesmo em trabalho remoto, para manter a transparência dos indicadores de mercado e auxiliar na execução das políticas e no poder decisório da cadeia produtiva.

A Companhia tem tomado todas as medidas necessárias para gerar informação agropecuária com qualidade e tempestividade, sem deixar de preservar a saúde dos seus empregados. Todas as pesquisas que necessitam de deslocamentos ou contatos presenciais foram suspensas durante a vigência da crise e serão realizadas com o auxílio de ferramentas como trabalho remoto, videoconferências, telefone, e-mail e outras tecnologias da informação disponíveis.

Como órgão responsável pelo abastecimento no Brasil, a Conab desenvolve todos os meios necessários para dar continuidade, com segurança, às atividades executadas de levantamento da produção e monitoramento agrícola. Este suporte é essencial às tomadas de decisão do Governo Federal para garantir a regularidade do abastecimento e contribuir para o desenvolvimento econômico. O acompanhamento de preços feito pela Companhia é outro indicador dos impactos da crise na comercialização e acesso de produtos básicos à população, além dos custos de produção, que subsidia as propostas de preço mínimo e os preços de referência dos produtos agrícolas, fundamentais para contribuir com a renda do produtor rural. Com isso, a Conab segue com a geração e a disponibilização de informações acerca da agropecuária, do abastecimento e da segurança alimentar e nutricional.

Fonte: Conab

Últimas notícias

Prêmio Excelência de Qualidade Realcafé Reserva anuncia os finalistas

O Prêmio Excelência de Qualidade Realcafé Reserva já tem os 20 finalistas da ...

Agrishow anuncia alteração da data de realização na edição 2021

A Agrishow anunciou a alteração da data de sua 27ª edição para os ...

Sócio da Cooabriel conquista primeiro lugar no concurso Coffee Of The Year 2020

No dia 20 de novembro, foi divulgado pela Semana Internacional do Café, os ...

ExpoSul RaízES começa nesta quarta (02)

O Parque de Exposições de Cachoeiro reabre os portões para receber uma edição ...

Seca no Brasil tende a pressionar preços de café arábica

Tradings de café começam a ter ideia da extensão dos problemas climáticos no ...