Coopeavi lança aplicativo para consultoria técnica on-line

Julio Huber

Imagine um aplicativo semelhante ao WhatsApp para os produtores tirarem suas dúvidas com mais agilidade e confiabilidade na hora cuidar da lavoura? Os associados à Coopeavi já podem baixar gratuitamente o “Mão na Roça”. A ferramenta de consultoria técnica está disponível inicialmente para smartphones Android (acima da versão 5.1) com atendimento personalizado.

Anúncio

O lançamento da tecnologia ocorreu durante a Feira da Coopeavi (Semana Tecnológica), realizada em Santa Teresa, durante o mês de agosto. O aplicativo foi desenvolvido por meio de cooperação técnica com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Vitória, com objetivo de facilitar a vida do produtor de vegetais.

Anúncio

Para utilizar o “Mão na Roça”, basta fazer login utilizando o CPF e o código enviado para o celular via SMS. É necessário que o número do celular utilizado esteja atualizado no banco de dados da cooperativa, para o pleno funcionamento do aplicativo.

Ainda através da nova plataforma, o associado pode mandar mensagens de texto, áudios, fotos e arquivos em PDF, que serão analisados por profissionais capacitados de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados, das 7h às 11 horas. A ideia é garantir o menor tempo-resposta possível para o produtor desempenhar a atividade a distância.

O gerente do Núcleo de Inteligência Comercial da Coopeavi, Ivanilson Geraldo Scalzer, fez uma demonstração do uso do “Mão na Roça” com a presença do público. Ele mostrou como as dúvidas dos associados são processadas no sistema e de que forma acontece o atendimento on-line.

“Atualmente, dos 15 mil cooperados da Coopeavi, 4.000 já são atendidos pela consultoria técnica agronômica. O ‘Mão da Roça’ vem como um canal de acesso da orientação técnica para aqueles cooperados que não possuem um técnico exclusivo. Aqueles que já contam com assistência podem utilizar o aplicativo para solicitar uma visita emergencial”, disse.

Segundo Scalzer, a ideia é a central evitar o deslocamento dos produtores até as lojas da Coopeavi, priorizando os produtos que os associados têm na propriedade e, assim, solucionar os problemas na lavoura.

O professor e coordenador de extensão do Ifes Vitória, Christian Mariani, atesta a utilidade do aplicativo para os cooperados. “Esperamos que a cooperativa nos demande sempre para que a sociedade tenha acesso às novas tecnologias. Nós estamos aqui para transformar demandas reais em soluções”, afirmou.

O presidente da Coopeavi, Denilson Potratz, agradeceu o apoio do Ifes e manifestou satisfação na parceria com o Instituto. “Vocês não têm noção do que esta ferramenta vai fazer no campo. O ‘Mão na Roça’ otimiza tempo e distância. É muito acessível e fácil de operar para o produtor tirar suas dúvidas”, finalizou.

Como usar – Baixe o app pelo telefone celular do sistema Android (modelos acima da versão 5.1), por meio do Google Play. Em seguida, faça o login incluindo o número do CPF. Você receberá um código via SMS que iniciará o aplicativo automaticamente.

Feira atrai mais de 3.500 pessoas

A Feira da Coopeavi atraiu cerca de 3.500 pessoas nos três dias de programação, no Parque de Exposições de Santa Teresa. O espaço contou com palestras, exposição de produtos da cooperativa e de marcas parceiras, Espaço Kids, cafeteria Pronova, estande dos produtos Veneza, Circuito de Bovinocultura e mostra de animais da Fazenda Experimental Veneza (Faeve).

Além disso, o evento abriu espaço para os alunos da Escola Cooperação, de Santa Maria de Jetibá, divulgarem a cooperativa mirim “Cooperjetibá”. Outro destaque foi o projeto de automação em irrigação e fertirrigação, com mostra na área externa do evento. Os produtores associados conheceram a tecnologia que economiza energia e garante os plantios adubados por meio de aplicativo.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Espírito Santo atinge marca inédita de 3,6 bilhões de dólares em exportações agrícolas

Foto: Freepik As exportações do agronegócio no Espírito Santo alcançaram um marco histórico ...

Agricultura familiar recebe 37% dos recursos da alimentação escolar no Espírito Santo

Técnicos que atuam na aquisição de produtos da alimentação escolar conhecem de perto ...

Setor de origem animal celebra 80 mil certificados com assinatura digital

Foto: Freepik Implementação do CSN começou em abril de 2024 com o objetivo ...

Mais R$ 4,8 bilhões foram destinados pelo BNDES para programas do Plano Safra 2024-25

Foto: Freepik O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) disponibilizou, nesta ...

Café é o produto com maior aumento de preço em 2024 no Brasil

Foto: Julio Huber O consumidor brasileiro enfrentou um amargor extra no bolso com ...