Corpo de Bombeiros Militar divulga os pontos de coleta das doações para as vítimas das chuvas

Foto: Max Wender / Casa Militar ES

A solidariedade é fundamental neste momento crítico para as vítimas das recentes chuvas e inundações no sul do Espírito Santo. Para assegurar que a ajuda chegue de maneira eficiente e organizada às áreas necessitadas, contamos com a sua colaboração seguindo as orientações acima para as doações.

Anúncio

  •  Priorize a entrega de donativos nos pontos indicados para evitar congestionamentos e não obstruir o acesso das equipes de resgate e assistência às áreas afetadas.
  •  Empresas que desejam doar em grande quantidade, pedimos que entre em contato diretamente com o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) através de nossos canais oficiais, para coordenar a entrega.

Seguindo estas diretrizes, tanto pessoas físicas quanto empresas podem fazer a diferença, ajudando a organizar melhor a assistência e assegurando que o apoio chegue a quem realmente precisa.

Anúncio

ASSEMBLEIA – O presidente da Assembleia Legislativa (Ales), deputado Marcelo Santos (Podemos) se reuniu na tarde desta segunda-feira (25) com os demais parlamentares para tratar de ações de ajuda humanitária aos municípios que foram atingidos pela forte chuva que acometeu, sobretudo a Região Sul capixaba, no último final de semana. O Legislativo encaminhará ao governo do Estado um documento assinado por todos os deputados com um conjunto de ações propostas para auxiliar as vítimas da tragédia. 

“Estamos elaborando um documento a ser encaminhado ao governador para algumas ações que nós entendemos que são muito importantes. Como, por exemplo, um mutirão para tratar da questão do documento que as pessoas perderam, eu falo de identidade. Isso é importante inclusive para que eles tenham acesso a crédito”, explicou o deputado.

CRÉDITO – Essa desburocratização do acesso ao crédito para as pessoas reconstruírem as suas vidas será uma das prioridades da carta que será enviada ao Executivo. “O documento terá mais detalhes, como facilitação de acesso ao crédito, menos burocracia. (…) O Estado é o garantidor, é o fiador do cidadão e deve garantir que as pessoas tenham acesso a esse crédito com muito menos burocracia”, opinou.

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO – “Outra questão é o atendimento psicológico, nós estamos solicitando ao governo que coloque esse atendimento psicológico como prioridade. Porque a pessoa perdeu tudo, perdeu o ente querido, um pai, uma mãe, um filho, perdeu a vida inteira que ele lutou para construir, uma casa, adquirir um imóvel e aí ele acaba perdendo tudo como num toque de mágica”, lamentou Marcelo.

O presidente ressaltou a importância de que esse acompanhamento seja feito de forma continuada. “E esse atendimento não deve ser feito só nesse momento, é um acompanhamento psicológico dessas pessoas que, por ventura, possam precisar desse atendimento, que possam buscar no serviço público para terem acesso a esse serviço”, complementou.

REPASSE FINANCEIRO – O presidente também anunciou um repasse no valor de R$ 17 milhões para ajudar a minimizar os impactos da tragédia e a reconstruir os municípios atingidos. “Fruto da nossa economia, da gestão que nós estamos imprimindo aqui na Assembleia, disponibilizamos R$ 17 milhões para ampliar ainda mais o Fundo da Defesa Civil, tão importante nesse momento”.

ANIMAIS – Outra preocupação dos parlamentares é com as condições dos animais domésticos das famílias impactadas. “Também vamos implantar um trabalho para poder levar ração aos animais, hoje inclusive a imprensa divulgou que os animais estão ali em risco, com risco de contaminação, pois estão bebendo água contaminada, e então também temos que ter essa atenção devida aos pets”, disse o chefe do Legislativo.

AÇÃO CONJUNTA – Em uma ação capitaneada pelo Legislativo Capixaba, em conjunto com Poder Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública, está sendo realizada uma campanha de arrecadação de donativos para as vítimas da tragédia

“A Assembleia será um local para receber doações. Alimentos, material de limpeza, água, entre outros itens, tudo será destinado a essas cidades atingidas, sob o comando do Corpo de Bombeiros (CBMES) e da Defesa Civil. Eles que estão na ponta que entendem aonde e que tipo de material levar para cada uma dessas localidades”, explicou.

“Então aqui será um ponto de arrecadação, quem quiser doar, a Assembleia estará recebendo, será montado um ponto no hall de acesso à Assembleia, na portaria. Nós teremos lá um pessoal para receber e fazer a triagem desse material para logo em seguida fazer com que eles cheguem às pessoas que mais precisam, que são os atingidos pelas fortes chuvas”, completou Marcelo.

“Vale o registro que a ajuda não é só para esse primeiro momento. Eles têm uma vida a ser reconstruída, então a ajuda que nós estamos provocando, para que as pessoas possam fazer é para que chegue esse alimento até eles, chegue esse material de limpeza, higiene, absorventes para as mulheres, água, e tudo isso precisa ser dentro de uma ação continuada”, ressaltou.

O presidente fez um apelo à população capixaba para que seja solidária nesse momento de crise pelo qual passam as regiões atingidas. “Mesmo que você não tenha um parente ou conhecido atingido, faça a sua parte. A doação nesse momento é fundamental. O que eu assisti ao lado do governador na primeira visita que fizemos à cidade de Mimoso do Sul, no primeiro dia, é de terra arrasada. É como se ali tivesse sido feito um ataque, em meio a uma guerra. Eu nunca vi uma situação tão crítica como essa que tive a oportunidade de presenciar”, finalizou. 

Fonte: Corpo de Bombeiros e Assembleia Legislativa do Espírito Santo

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Capixaba é eleito o melhor criador e expositor na Megaleite 2024 na categoria CCG 1/2 Hol + 1/2 Gir

Encerrada a 19ª edição da Megaleite no último sábado (15), a Associação Brasileira ...

Equipamento promete secagem de cafés especiais em menos de 24 horas

Tecnologia desenvolvida pela Dryeration, foi testada e aprovada por produtores da Alta Mogiana ...

Bahia Farm Show 2024 bate novo recorde de público

A 18ª edição da Bahia Farm Show atinge um novo recorde de público. ...

Praga inexistente no Brasil é identificada em fruta que vinha dos Estados Unidos

Uma carga com 576 quilos de pêssegos importados dos Estados Unidos foi barrada ...

Salmonella gera impacto na avicultura e preocupa produtores

Foto: Envato O impacto das salmoneloses assusta os produtores pela sua contaminação. A ...