Crime ambiental: 6 caminhões apreendidos e 16 detidos por furto de madeira no Espírito Santo

Seis caminhões carregados de toras de madeira de eucalipto foram apreendidos

A Polícia Civil do Espírito Santo, por meio da Delegacia de Conceição da Barra, em ação integrada com o 13º Batalhão da Polícia Militar de São Mateus, realizou a operação “Ouro Verde”, visando o combate aos furto de madeira na região. Ao todo, 16 pessoas foram detidas, entre elas, um adolescente, e seis caminhões carregados de toras de madeira de eucalipto foram apreendidos.

A operação foi organizada e coordenada pela superintendente de Polícia Regional Metropolitana, Andréia Maria Pereira dos Santos, com o delegado titular de Conceição da Barra, Alysson Pereira Pequeno, o chefe da 18ª Regional de São Mateus, delegado Isaac Gagno, e o comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Mateus Garcia Pereira. 

“Além do furto de madeira, nós combatemos também como diversos outros crimes, como queimadas e desmatamento ilegal em áreas de preservação ambiental”, disse a superintendente de Polícia Regional Metropolitana.

Dos detidos, 12 foram autuados em flagrante por receptação e outros três por receptação e corrupção de menores. Já para o adolescente foi confeccionado um Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BOC) por ato infracional análogo ao crime de receptação.

“Segundo levantamentos do serviço de inteligência, nós planejamos pontos de bloqueios nas vias utilizadas como rotas de fugas de caminhões com carregamento de madeira furtada, bem como áreas de intervenção onde estão ocorrendo os furtos”, informou Andréia Maria Pereira dos Santos.

A ação mobilizou 60 policiais civis e militares distribuídos em 21 viaturas. Ao todo, foram 35 policiais civis que integram a Superintendência de Polícia Regional Norte (SPRN), a Superintendência de Polícia Especializada (SPE), a Superintendência de Inteligência e Ações Estratégicas (SIAE), por meio da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), a 18ª Delegacia Regional de São Mateus e as Delegacias de Conceição da Barra e de Pedro Canário.

Em relação à Polícia Militar, o efetivo empregado foi de 25 militares do 13ª Batalhão de Polícia Militar e da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, com a utilização de nove viaturas, além de quatro integrantes do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), com o empenho de uma aeronave.

Fonte: PCES

Últimas notícias

ATENÇÃO: chuva forte e rajadas de vento atingem a Grande Vitória e municípios do interior capixaba

A chuva forte prevista pela Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, ...

Projeto do ES é selecionado em concurso de soluções para restaurar a bacia do rio Doce

Cinco iniciativas de plantio sustentável com fins econômicos foram selecionadas em parceria realizada ...

ES integra operação nacional Mata Atlântica em Pé

O balanço da ação no Estado será apresentado no próximo dia 1º, em entrevista ...

Programa CNA Jovem tem 3.742 inscritos e seleciona 1.400 para oficinas digitais

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) apresentou o primeiro balanço das atividades ...

Conab: safra brasileira de café é a segunda maior da história

Em seu 3º Levantamento da Safra 2020 de café, a Companhia Nacional de ...