Critérios para avaliação sensorial de café solúvel são aprimorados

A Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) deu continuidade à busca pela padronização de uma metodologia global de avaliação sensorial para o produto.  O encontro que debateu o tema ocorreu na última quarta-feira (19), no Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), em Campinas (SP).

Participaram dos trabalhos do “6º Cupping de Café Solúvel” especialistas de todas as indústrias do segmento em operação no Brasil, indústrias de torrefação detentoras de grandes marcas e uma importante rede de cafeterias, sendo: 3 Corações, Nestlé, Native, Realcafé, Suplicy Cafés Especiais, JDE, Cia. Cacique, Mellita, Cia. Iguaçu e Cocam, além do próprio ITAL e do Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé-SP).

A direção dos trabalhos ficou a cargo da cafeóloga, especialista em avaliação sensorial e consultora da Abics, Eliana Relvas. Nessa rodada, o objetivo foi aprimorar os critérios para a definição da metodologia de avaliação sensorial que a equipe desenvolveu ao longo de cinco sessões realizadas em 2019. Segundo ela, foram criadas, até o momento, três referências: cafés solúvel de excelência, diferenciados e convencionais.

O diretor de Relações Institucionais da Abics, Aguinaldo Lima, informa que, até o momento, vem sendo obtido maior conhecimento dos atributos dos diversos tipos de café solúvel e que a definição da metodologia deverá ocorrer após nova sessão de cupping, agendada para maio deste ano.

“Os trabalhos são norteados por uma ampla classificação de categorias de qualidade, método de preparo e atributos, que permitirá um profundo conhecimento sobre o produto. Esses são fatores essenciais para proporcionar maior conhecimento aos profissionais do café e ao publico consumidor do Brasil e do mundo, destacando que, até então, não há nenhum tipo de metodologia global para esse tipo de avaliação”, conclui.

Fonte: Abics

Últimas notícias

Polícia identifica desmate ilegal e apreende pássaros em Santa Maria de Jetibá

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) constatou desmatamento com corte seletivo de ...

Quais as recomendações para viabilizar os canaviais transgressivos?

Os canaviais transgressivos são viáveis para a canavicultura brasileira. O caminho que leva ...

Agricultores capixabas são autorizados a usar água rio Itabapoana para irrigação

A Agerh analisou 250 processos e emitiu 70 Outorgas de Uso da Água ...

Contribuição Sindical Rural pode ser paga até esta sexta (04)

A Contribuição Sindical Rural (CSR) fortalece a defesa dos interesses do campo e ...

Abertas as inscrições para o Encontro das Lideranças do Cooperativismo Capixaba

Evento será realizado totalmente no formato digital no dia 17 de dezembro (quinta-feira), ...