Curso de Produção de Cafés Especiais para produtores de conilon

Foto: Divulgação

Em fevereiro, produtores se reuniram para um encontro preparatório para o curso

A Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel realiza, entre os dias 24 e 27 de março, o Curso de Produção de Cafés Especiais, em São Gabriel da Palha, noroeste capixaba. A turma será formada por cooperados das unidades de São Gabriel da Palha, Vila Valério, Águia Branca e Alto Rio Novo.

O projeto é realizado em parceria com o Ifes de Venda Nova do Imigrante e contará com a participação de três docentes da instituição: Lucas Louzada Pereira (Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande Sul – UFRS), Evandro de Andrade Siqueira (Mestre em Administração pela FUCAPE Business School) e Aldemar Polonini Moreli (Doutor em Produção Vegetal pela UFES).

“O curso tem o objetivo de reprogramar o modo de produção do café, já que entendemos que precisamos falar sobre qualidade e não quantidade. O processo de qualidade do café é de 40% pré-colheita e 60% pós colheita. A qualidade do café está toda na mão do produtor”, afirmou o professor Lucas Louzada Pereira.

O cooperado Leonardo Cuquetto, de São Gabriel da Palha, é um potencial produtor de café conilon de qualidade, com frequente participação e classificação nos concursos realizados pela cooperativa, o “Conilon de Excelência Cooabriel” (campeão da edição 2016 na categoria natural), e busca aperfeiçoar as formas de apurar maior qualidade ao grão. “É muito boa esta oportunidade que a Cooabriel oferece. Penso em melhorar ainda mais a qualidade do produto e esta é uma oportunidade de evoluir”, destacou.

Fonte: Cooabriel

Últimas notícias

Tratoraço reúne mais de dois mil veículos contra taxação do ICMS

Um tratoraço realizado na manhã de ontem (14), na Avenida Coronel Marcondes, em ...

Valor da Produção Agropecuária de 2020 é o maior da história

Foto: Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil A carne bovina foi um ...

Conab vende mais de 140 mil toneladas de milho para pequenos criadores em 2020

A comercialização de milho dos estoques do governo federal pôde beneficiar mais de ...

Projeto faz reúso de água para produção de alimentos

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) ...

Idaf registra primeira agroindústria de 2021 em Ibitirama

Uma queijaria de Ibitirama foi o primeiro estabelecimento de 2021 registrado junto ao ...