Desmatamento, pesca predatória e apreensões em três municípios capixabas

Militares da 2ª CIA do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) apreenderam 400 metros de rede de emalhar e 12 quilos de pescado durante uma operação no município de Linhares, na última quinta-feira (25).

A apreensão ocorreu durante atendimento de denúncias de pesca predatória. Todo o material foi recolhido, pois está em desacordo com a instrução normativa Ibama nº 195/2008 (período de defeso – piracema) e art 34 da lei 9.605/98. Os materiais recolhidos foram entregues na 16º delegacia regional de Linhares para as providências cabíveis. 

Ainda no mesmo dia, uma equipe de militares constatou um desmate irregular de aproximadamente 149 metros quadrados na borda de um fragmento florestal em estágio médio de regeneração. A constatação foi feita em uma área de reserva legal na zona rural de Ibatiba.

Foi verificado ainda o corte de diversas árvores nativas, sendo que parte do material lenhoso se encontrava depositado nos fundos de uma residência na propriedade fiscalizada. Um homem foi conduzido até a Unidade de Polícia Judiciária e todo material lenhoso foi apreendido e ficou sob a guarda do responsável.

Em outra ação, uma equipe do BPMA, juntamente com o Comando de Operações Táticas em Mata Atlântica (Cotama), apreenderam uma espingarda calibre 36, munições de calibre 32 e 36, rádio comunicador, carne de caça, um pássaro silvestre mantido em cativeiro sem anilhas e sem documentação e outros petrechos.

A apreensão ocorreu em cumprimento a um mandado de busca e apreensão durante a Operação Sentinela na zona rural de Formate, no município de Viana. Uma pessoa foi conduzida à autoridade policial de plantão da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil, em Cariacica, juntamente com todo material apreendido.

Fonte: Polícia Militar Ambiental

Últimas notícias

Evento discute o futuro da produção de alimentos e do agronegócio no país até 2050

“Agronegócio, pesquisa e inovação no Brasil – caminhos para o futuro da produção ...

Perspectivas do mercado de grãos no Espírito Santo serão debatidas na próxima semana

Iniciando o calendário de capacitações e qualificações para seus parceiros e associados em ...

Sistemas de recirculação de água podem ser usados para produzir peixes em nível comercial

Foto: PqC. Eduardo Medeiros Pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria ...

Fungo inédito no inhame e na samambaia é descoberto por pesquisadores

Um novo fungo que acomete o inhame e a samambaia preta foi encontrado, pela primeira ...

Como os insetos dão pistas aos peritos na cena do crime

Embora a visão de larvas em um cadáver não seja agradável, elas podem ...