Desmatamento, pesca predatória e apreensões em três municípios capixabas

Militares da 2ª CIA do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) apreenderam 400 metros de rede de emalhar e 12 quilos de pescado durante uma operação no município de Linhares, na última quinta-feira (25).

A apreensão ocorreu durante atendimento de denúncias de pesca predatória. Todo o material foi recolhido, pois está em desacordo com a instrução normativa Ibama nº 195/2008 (período de defeso – piracema) e art 34 da lei 9.605/98. Os materiais recolhidos foram entregues na 16º delegacia regional de Linhares para as providências cabíveis. 

Ainda no mesmo dia, uma equipe de militares constatou um desmate irregular de aproximadamente 149 metros quadrados na borda de um fragmento florestal em estágio médio de regeneração. A constatação foi feita em uma área de reserva legal na zona rural de Ibatiba.

Foi verificado ainda o corte de diversas árvores nativas, sendo que parte do material lenhoso se encontrava depositado nos fundos de uma residência na propriedade fiscalizada. Um homem foi conduzido até a Unidade de Polícia Judiciária e todo material lenhoso foi apreendido e ficou sob a guarda do responsável.

Em outra ação, uma equipe do BPMA, juntamente com o Comando de Operações Táticas em Mata Atlântica (Cotama), apreenderam uma espingarda calibre 36, munições de calibre 32 e 36, rádio comunicador, carne de caça, um pássaro silvestre mantido em cativeiro sem anilhas e sem documentação e outros petrechos.

A apreensão ocorreu em cumprimento a um mandado de busca e apreensão durante a Operação Sentinela na zona rural de Formate, no município de Viana. Uma pessoa foi conduzida à autoridade policial de plantão da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil, em Cariacica, juntamente com todo material apreendido.

Fonte: Polícia Militar Ambiental

Últimas notícias

Tema da Semana Internacional do Café 2021 é “retomar, reencontrar, reconectar”

Depois de uma edição 100% digital histórica em 2020, a Semana Internacional do ...

Especialistas irão falar sobre a onda de títulos verdes no Brasil

A nova onda de títulos verdes que se espalha pelo setor do agro ...

Programa de treinamento para mulheres em café é lançado no Espírito Santo

Começou, na última terça-feira (19), o primeiro curso do Programa de Treinamento em ...

Aberta consulta pública para melhorias dos requisitos de identidade e qualidade do presunto

As alterações propostas são aplicáveis ao presunto produzido em estabelecimento com SIF, buscam ...