Divulgação do Prêmio Realcafé Reserva UCC de Qualidade será em dezembro

Foto: Real Café

Já está quase na hora de conhecer o melhor café das montanhas do Espírito Santo. A cerimônia de premiação do Prêmio Realcafé Reserva UCC de Qualidade será realizada no dia 03 de dezembro, às 09 horas, de forma on-line.

Anúncio

Além de conhecer os premiados e também o café que ganhará uma edição especial do clube Realcafé Reserva, o evento on-line contará com uma mesa redonda sobre cafés especiais. Os temas em destaque serão Sustentabilidade & Certificações; Carbono Neutro & Mudanças Climáticas; e Tendências de Consumo do Café. O debate contará com as presenças especiais de Lucas Louzada, Silvia Pizzol, Alan Libardo e Camila (Lucca Café) discutindo os detalhes dessa cadeia produtiva tão importante para o Espírito Santo.

Anúncio

O evento também contará com a apresentação da jornalista Paula Varejão, capixaba e entusiasta pelo café especial. A avaliação sensorial ocorrerá na sede da Tristão Comércio Exterior, em Viana, no dia 1º de dezembro, e contará com nomes reconhecidos nacionalmente e internacionalmente como Marco Suplicy, Eliana Relvas, Lucas Louzada, Samarone Tomaz, Ensei Uejo Neto, Roberto Rosa, Thereza Cristina, Camila Franco de Souza, Rafael Marques e Evair Vieira de Melo.

O superintendente do Grupo Tristão, Marcio Ferreira, lembra que as avaliações do prêmio trouxeram visibilidade para o mundo o melhor que o Estado tem em relação à cafeicultura. “Os cafés especiais são fundamentais para a sustentabilidade, pois agrega valor e insere o produtor em mercados diferenciados. Somos os pioneiros em premiar tanto a qualidade como a sustentabilidade. No tripé da sustentabilidade podemos destacar a questão social, ambiental e econômica. Nada funcionaria se o produtor não obtivesse uma remuneração justa pelo seu trabalho”, destacou.

Para Marcos Marchioro, produtor de Vargem Alta, campeão do Prêmio Realcafé de Qualidade 2020, a iniciativa é emocionante. “Participo do prêmio há 19 anos e em 2020 tive a honra de ser campeão. Saber que a Tristão leva o nosso café em edição especial pelo Brasil é um motivo de orgulho. Só tenho como agradecer”, afirmou.

O PRÊMIO – O Prêmio Realcafé Reserva/UCC de Excelência e Qualidade do Café é considerado uma celebração do café capixaba. O Espírito Santo é o 2º maior produtor de café do Brasil e o 1º em produção de café conilon.  A competição busca incentivar a qualidade na produção de montanhas.

O café emprega no Estado diretamente 350 mil pessoas e o mercado de cafés especiais não para de crescer e contribuir com esses números. Foi o primeiro prêmio de cafés especiais do Espírito Santo e nessa edição serão mais R$ 55 mil em prêmios para os produtores capixabas.

O concurso foi criado em 2001, em uma parceria com Ueshima Coffee LTDA, que é líder no mercado japonês como a maior torrefadora do país, e hoje ainda é referência mundial em café, pelo alto padrão de exigência em sua matéria-prima.

O Prêmio Realcafé Reserva de Excelência e Qualidade do Café vai para sua 17ª edição e com grandes histórias para contar. O Sérgio Tristão lembra a importância do Prêmio para a melhora da qualidade do café capixaba e como foi importante convencer o produtor da valorização que o evento traria.

“Quando começamos, em 2001, o Espírito era marginalizado em termos de café especial. O concurso foi fazendo acontecer. Hoje estamos colhendo os frutos, tendo o café das Montanhas do Espírito Santo como o melhor café do ano de todo o Brasil”, enfatizou.

O evento de premiação será transmitido ao vivo pelo YouTube, através do link: https://youtu.be/N0cxF8DFR-A.

Fonte: Real Café

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

ES livre de febre aftosa sem vacinação: saiba os benefícios

Foto: Freepik O Espírito Santo está oficialmente livre da febre aftosa sem vacinação. ...

Lactalis distribui água em supermercados gaúchos

Foto: Carolina Jardine A Lactalis Brasil ganhou um novo apoio para distribuir água ...

Bahia dá início à colheita do algodão safra 2023/2024

Foto: Divulgação As máquinas em campo sinalizam o início da colheita do algodão ...

Família dá até mamadeira para cuidar de filhote de veado encontrado ferido

Foto e vídeo: Divulgação Texto: Julio Huber / Foto: Divulgação Um filhote de ...

Furtas e hortaliças sofrem aumento por conta das fortes chuvas no Rio Grande do Sul

Foto: André Oliveira / MDS A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) trouxe uma ...