Embrapa e Girolando lançam resultado da pré-seleção de touros

Foto: Gabriel Faria

O pesquisador da Embrapa Gado de Leite Marcos Vinícius Barbosa da Silva e Gustavo Gonçalves, da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e coordenador operacional do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG), lançaram o Sumário da 8ª Pré-seleção de Touros para o teste de progênie da raça, o que garante a escolha dos touros com melhor potencial e sêmen de melhor qualidade. O evento ocorreu por meio de um webinar, que contou com palestras online sobre a evolução genética dos animais avaliados desde a primeira edição da Pré-Seleção, em 2013, e sobre as avaliações de fertilidade realizadas.

Anúncio

Marcos Vinícius ressaltou que a inclusão da pré-seleção aumentou consideravelmente o valor genético dos animais e que a seleção genômica para a produção de leite mais do que dobrou no período, o que representa uma economia de tempo e de recursos para a avaliação de animais no PMGG.

Anúncio

Outro aspecto apontado pelo pesquisador é o aumento de 60% na produção de leite dos animais selecionados entre 2008 e 2018, ao mesmo tempo em que se constata a redução de mais de 40% na emissão de gases do efeito estufa na atmosfera.  “O que mostra que o PMGG está preocupado não só com a questão econômica, mas vai muito além dela”. Ele credita o mérito pela oportunidade de tornar o programa ainda mais eficiente aos criadores e às centrais de inseminação.

“Trata-se de um processo de inovação contínua, já que ao longo do tempo foi possível incluir no programa novos parâmetros de avaliações, como temperamento, informações de genótipos para as principais proteínas do leite (beta-caseína, kappa-caseína e beta-lactoglobulina) e doenças hereditárias, entre outros. Em sequência evolutiva, o PMGG incorporou definitivamente a ferramenta genômica na escolha mais precisa e refinada dos touros aprovados para participar do teste de progênie”, comentou.

A prova para a pré-seleção deste ano começou em novembro do ano passado, no Centro de Performance Girolando, nas dependências do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), em Uberaba (MG). Dos 233 touros candidatos à Pré-Seleção, 104 foram convocados e, destes, somente 49 participaram da prova, que apontou os 33 touros aprovados no sumário.

De acordo com o Gustavo Gonçalves, todos os animais passaram por avaliações morfológicas, reprodutivas e de temperamento, gerando um índice final de classificação. “Os resultados indicam que o criador tem feito a lição de casa, usando ferramentas, como por exemplo o exame andrológico, para selecionar futuros reprodutores”, diz o coordenador do PMGG. 

O chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins, destaca que o processo motor desta inovação contínua é a ciência e o empreendedorismo, alicerçado numa sólida parceria público-privada. “Aos produtores e pesquisadores das instituições envolvidas, fica materializada na publicação a consolidação de mais um relevante ciclo do teste de progênie da raça Girolando, que caracteriza o vigoroso e inovador Brasil que tem suportado todas as adversidades, o Brasil do Agro”.

Além da Embrapa Gado de Leite e da Associação de Criadores de Gado Girolando, participaram desse trabalho a UFV, UNESP e o IFTM.

Clique aqui para baixar o 8° sumário de Pré-seleção de touros.

Fonte: Embrapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Festival Santa Teresa Gourmet completa dez anos

Já está tudo pronto para o Festival Santa Teresa Gourmet, que completa 10 ...

Dieta ajustada e suplementação potencializam desempenho dos cavalos em provas

Foto: Freepik Suplementação nutricional é complemento otimizador para performance O Brasil conta com tropa ...

Confira orientações para a colheita do café

Cafeicultor deve se planejar e estar atento à maturação dos frutos O mês ...

Fim de semana gelado em Vitória e mais 7 capitais brasileiras

Foto: Freepik As capitais da Região Sul, do Sudeste e também Campo Grande, ...

Festival vai reunir gastronomia, cultura e música em Anchieta

Foto: Yuri Barichivich / Setur Já pensou em passar um final de semana curtindo praia, ...