Entidades reforçam cuidados durante período de vacinação contra febre aftosa

A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa no Espírito Santo terá prazo maior: de 1º de maio a 30 de junho, em virtude da pandemia do novo coronavírus. E, por este motivo, os cuidados devem ser redobrados nas propriedades rurais para que seja um período de prevenção ao rebanho e, principalmente, aos trabalhadores e produtores no campo.

Devem ser vacinados os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. A Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES) e o Fundo Emergencial de Promoção da Saúde Animal do Espírito Santo (Fepsa-ES) orientam os produtores que, ao se deslocarem das propriedades para compra de vacinas usem máscaras e mantenham o distanciamento recomendado de dois metros.

Segundo o presidente do Fepsa-ES, Neuzedino Alves de Assis, as atividades continuam normais dentro das propriedades rurais e é necessário estar atento. “As vacinações serão mantidas por se tratar de uma atividade essencial, mas devido a pandemia é fundamental adotar as devidas precauções para a saúde humana, usando máscaras, reforçando a higienização e também mantendo distância”, pontua. 

Neuzedino pede que os produtores optem declarar a vacinação junto ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) de forma on-line. Caso não seja possível, reforcem os cuidados ao ir presencialmente nos escritórios.

DECLARAÇÃO ONLINE: Para comprovar a vacinação pela internet o produtor poderá realizar o procedimento em sua residência e de maneira segura. Para tanto, é necessário o acesso ao Siapec, com a utilização de login e senha fornecidos pelo Idaf, até 30/06/2020. Acesse aqui  http://www.siapec.idaf.es.gov.br/siapecest/login.wsp

Caso o produtor tenha dificuldades no sistema on-line, ele entregará a declaração de vacinação devidamente preenchida e cópia legível da nota fiscal no escritório do Idaf. O servidor fará o lançamento no sistema posteriormente (e por ordem de recebimento). É obrigatório que conste o telefone do produtor rural para contato, caso haja algum problema no lançamento.

Mais informações com o Fepsa: (27) 3185-9225 

Últimas notícias

Marco Legal das Startups é aprovado no Senado

Em 2021, a relação entre cooperativas e startups pode ser ainda mais estimulada ...

Calcário impulsiona produtividade em áreas de integração lavoura-pecuária

Dono do maior rebanho bovino do Brasil, com 31,7 milhões de cabeças (14,8% ...

Empresa de agromineração abre inscrições para profissionais de diversas áreas

A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores empresas do setor de agromineração no Brasil ...

Batata enfrenta desafios no campo

Frita, assada, cozida, sozinha ou acompanhada, natural ou industrializada: a versatilidade torna a ...

Pecuaristas ampliam em seis vezes produção leiteira

O casal de produtores José João Júnior e Eduarda Paulino de Andrade, do ...