Erick Jacquin e Jimmy Ogro confirmam presença em encontro de chefs no Espírito Santo

O francês Erick Jacquin é jurado do Master Chef Brasil
Jimmy Ogro ganhou visibilidade no programa Mais Você

Julio Huber

Um dos maiores encontros de chefs do Brasil, que este ano será realizado no Espírito Santo, terá nomes conhecidos do público brasileiro em terras capixabas. Jurado do programa Master Chef, Erick Jacquin já confirmou presença na Convenção da Federação Italiana de Cozinha (FIC), que reunirá profissionais da gastronomia de sete países, em Domingos Martins, nos próximos dias 24 e 25.

Outro nome conhecido e que participará dos dois dias de programação é o chef Jimmy Ogro. A previsão da organização é de que mais de 500 cozinheiros, chefs, estudantes e proprietários de restaurantes participem do evento, que contará com representantes de sete países: Brasil, Argentina, Itália, Portugal, Espanha, Equador e Chile. Atualmente, a FIC possui mais de 700 membros espalhados em 25 Estados brasileiros.

Também participarão da Convenção o presidente mundial da FIC, o chef italiano Rocco Pozzulo, o secretário da FIC Itália, Salvatore Bruno e o também chef e representante da entidade italiana, Gianluca Tomasi.

O local escolhido para o encontro gastronômico é o Hotel Fazenda China Park, em Domingos Martins. O chef Ari Cardoso, que está coordenando o evento no Estado juntamente com os filiados capixabas, contou que os chefs brasileiros e de outros países – que não conhecem o Estado – estão ansiosos com o evento, e com a oportunidade de conhecerem as montanhas capixabas e também o Espírito Santo.

Mesmo sendo um evento voltado aos membros da Federação, será um momento de intercâmbio entre os participantes, de aprimoramento dos conhecimentos, e também servirá para divulgar os produtos genuinamente capixabas que farão parte dos pratos que serão preparados durante a Convenção.

“Muitos desses chefs e donos de restaurantes que participarão do evento não conhecem os produtos típicos que o Estado possui, como o socol, por exemplo, que é de Venda Nova do Imigrante e pode ser usado nos mais variados pratos”, informou Ari Cardoso.

O evento é realizado pela FIC Brasil, com patrocínio da Peterfrut, Fecomércio/ES, Selita, Hotel Fazenda China Park, Colina Alimentos, Bem Brasil Alimentos, Nutriz, Vila Germânia, Queijos Criolo, FG Refrigeração e Equipamentos Comerciais, Barilla, Millar, Prática, FrofClean, SystemVac, Calafate, Uaine, Real Gelato e Cacau, 3 Corações, Água Pedra Azul, Cervejaria Altezza, Sicoob, Duda Travel e Empório 85, com apoio do  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), entre outras empresas.

Erick Jacquin – Nascido na França e naturalizado brasileiro, Erick Jacquin tornou-se mais conhecido após entrar como jurado no talent show Master Chef. Ele também apresenta o programa Pesadelo na Cozinha, que tem como objetivo ajudar restaurantes à beira da falência a se reerguerem.

Jacquin nasceu em Saint-Amand-Montrond, na França. Depois de cursar a École Hôtelière Saint Amand Monrond, decidiu trocar sua cidade natal por Paris, a capital dos grandes restaurantes e onde se encontram os maiores chefs de cozinha.

Após seis anos de trabalho em renomados restaurantes franceses, ele recebeu sua primeira estrela no guia Michelin. Eick Jacquin aceitou a proposta que o levou a São Paulo para comandar a cozinha do restaurante Le Coq Hardy, onde ficou por quatro anos e conquistou o respeito do público e da crítica especializada. Também recebeu diversas vezes o título de Chefe do Ano. Atualmente comanda cinco restaurantes em São Paulo.

Jimmy Ogro – O chef de cozinha Jimmy McManis, o Jimmy Ogro, ficou conhecido pelas participações no programa Mais Você, ao lado de Ana Maria Braga. Ele é apaixonado por carne suína, tanto que duas das tatuagens que o grandalhão carrega em seu corpo são de um porco, sendo que uma delas é uma retícula da década de 20, que mostra como os cortes suínos eram selecionados nos açougues da época.

Sua cidade natal é Houston, no Texas (EUA). Ele é filho de pai americano e mãe brasileira. Jimmy incorporou desde cedo a cultura norte-americana em relação à carne suína, já que o país é um dos que mais consomem carne suína no mundo. Após participar de um programa de culinária na TV aberta brasileira, ele se destacou e tem participado de diversos eventos gastronômicos pelo Brasil.

Como fazer parte da FIC

Para fazer parte da associação, o interessado deverá ter algum vínculo com a gastronomia, e participar de alguns encontros didáticos – no decorrer de dois anos – que são realizados em Estados onde há participantes, ministrados por chefs experientes. Além disso, há uma taxa anual para os associados. Os integrantes também podem participar de eventos e cursos promovidos pela FIC, como também, da convenção anual.

CONVENÇÃO FIC 2022

  • Quando: 24 e 25 de outubro
  • Onde: Hotel Fazenda China Park, Domingos Martins-ES
  • Como participar: é preciso ser filiado à Federação Italiana de Cozinha (FIC)
  • Como se filiar: www.ficbrasile.com.br ou pelo telefone: (27) 99636-6899 (Ari Cardoso)

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Agricultores de Ecoporanga se regularizam para venda direta de produtos orgânicos

Um grupo de agricultores familiares do município de Ecoporanga foi contemplado com a ...

Capacitação para operação de secagem e armazenamento de grãos preza pela segurança dos trabalhadores no Oeste baiano

No Oeste da Bahia, região essencialmente agrícola, a crescente necessidade de instalação de ...

Mecanização é o caminho para a produtividade na silvicultura

A mecanização veio trazer novos ventos de prosperidade para a silvicultura. Nos últimos ...

Últimos dias para inscrição de trabalhos científicos acadêmicos na Favesu 2024

Estudantes de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores nas áreas de frango de corte, ...

Prevenção contra a dengue deve ocorrer também em propriedades rurais

Foto: Freepik O Ministério da Saúde divulgou na última terça-feira (20) uma atualização ...