Escola implanta horta e pomar cultivados por alunos e servidores

O Ceim Enock de Freitas, no bairro Juparanã, em Linhares, no norte capixaba, ganhou uma horta e um pomar, na última etapa do projeto “Revitalização do Espaço Escolar”. Os alunos, com o auxílio dos servidores, cuidaram de todo o processo desde o preparo dos canteiros, adubação, plantio até chegar o período da colheita. Nesses espaços é possível encontrar temperos verdes, hortaliças, legumes e plantas medicinais, além de árvores frutíferas como o cacau, a goiaba, a acerola, o figo, a nêspera, o morango e o pé de cana.

A primeira etapa do projeto se iniciou em 2020, com o paisagismo das áreas verdes e instalações de brinquedos feitos com pneus reciclados, como motos e pula-pulas (dentre outros), e a instalação de floreiras em forma de xícaras e roseiras, também confeccionadas com o pneu.

Pés de ipês também foram plantados e, no futuro, funcionarão como cerca viva para arborizar e embelezar o pátio, além de diversas espécies de flores, bem como pintura de jogos, e a manutenção e os cuidados com o pátio, e a repaginação da Sala de Vivência.

As crianças que estão sem máscara nas fotos são menores de 2 anos e, conforme Portaria Conjunta Sesa/Sedu Nº 02-R de 29 de setembro de 2020, em seu artigo 14, não devem utilizá-las.

A diretora Jucilene Fasolo Araujo comentou sobre a importância de replanejar o pátio externo da escola de uma forma diferente, de modo que atenda não somente as demandas pedagógicas, mas que seja um lugar acolhedor e prazeroso para a criança, onde elas possam brincar, criar, recriar suas brincadeiras, encontrar soluções, sanar suas curiosidades, e que esteja feliz, auxiliando na construção da identidade, no crescimento social e emocional da criança.

“Um espaço, quando é bem planejado, organizado e gerido com sabedoria, abre as janelas para o pensamento e imaginação infantil, possibilitando a criatividade, a segurança, a autonomia da criança, oportunizando, assim, o seu crescimento, a sua socialização e a sua atuação no mundo”, disse a diretora, informando que o projeto se tornou uma prática didática na escola.

Fonte: Prefeitura Municipal de Linhares

Últimas notícias

Revista Negócio Rural vence prêmio de jornalismo de Pernambuco

O cooperativismo conecta pessoas e também histórias. Que similaridade poderia haver entre as ...

Serenata Italiana será no próximo sábado (09) em Venda Nova do Imigrante

Relembrar os costumes dos primeiros imigrantes italianos que chegaram em Venda Nova do ...

Expoagro é uma das vitrines para o agronegócio de Mato Grosso

Mato Grosso é destaque internacional quando se trata de agronegócio. E a Capital ...

Colheita de uva é sucesso em Linhares

Ao menos de quatro mil pessoas passaram pelo parreiral de uva do Polo ...

Conheça o vencedor do 1º Concurso de Café Conilon de Jaguaré

O ganhador do 1º Concurso de Café Conilon de Jaguaré foi conhecido neste ...