Escola implanta horta e pomar cultivados por alunos e servidores

O Ceim Enock de Freitas, no bairro Juparanã, em Linhares, no norte capixaba, ganhou uma horta e um pomar, na última etapa do projeto “Revitalização do Espaço Escolar”. Os alunos, com o auxílio dos servidores, cuidaram de todo o processo desde o preparo dos canteiros, adubação, plantio até chegar o período da colheita. Nesses espaços é possível encontrar temperos verdes, hortaliças, legumes e plantas medicinais, além de árvores frutíferas como o cacau, a goiaba, a acerola, o figo, a nêspera, o morango e o pé de cana.

A primeira etapa do projeto se iniciou em 2020, com o paisagismo das áreas verdes e instalações de brinquedos feitos com pneus reciclados, como motos e pula-pulas (dentre outros), e a instalação de floreiras em forma de xícaras e roseiras, também confeccionadas com o pneu.

Pés de ipês também foram plantados e, no futuro, funcionarão como cerca viva para arborizar e embelezar o pátio, além de diversas espécies de flores, bem como pintura de jogos, e a manutenção e os cuidados com o pátio, e a repaginação da Sala de Vivência.

As crianças que estão sem máscara nas fotos são menores de 2 anos e, conforme Portaria Conjunta Sesa/Sedu Nº 02-R de 29 de setembro de 2020, em seu artigo 14, não devem utilizá-las.

A diretora Jucilene Fasolo Araujo comentou sobre a importância de replanejar o pátio externo da escola de uma forma diferente, de modo que atenda não somente as demandas pedagógicas, mas que seja um lugar acolhedor e prazeroso para a criança, onde elas possam brincar, criar, recriar suas brincadeiras, encontrar soluções, sanar suas curiosidades, e que esteja feliz, auxiliando na construção da identidade, no crescimento social e emocional da criança.

“Um espaço, quando é bem planejado, organizado e gerido com sabedoria, abre as janelas para o pensamento e imaginação infantil, possibilitando a criatividade, a segurança, a autonomia da criança, oportunizando, assim, o seu crescimento, a sua socialização e a sua atuação no mundo”, disse a diretora, informando que o projeto se tornou uma prática didática na escola.

Fonte: Prefeitura Municipal de Linhares

Últimas notícias

Incaper lança revista sobre Indicações Geográficas e Certificação na Agropecuária Capixaba

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou a ...

Açúcar: demanda fraca pressiona cotação do cristal

Os preços do açúcar cristal recuaram no mercado paulista, enquanto as negociações estiveram ...

Brasil bate recorde histórico em exportação de frutas em 2021

A demanda internacional aquecida, o clima favorável para a produtividade, a qualidade dos ...

Café solúvel quebra de recordes em 2021 e exporta para 98 países

Em mais um ano marcado pelo agravamento da pandemia mundial da Covid-19, que ...

Produtores rurais afetados pela alta temperatura e estiagem recebem orientação em SP

A Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) está ...