Escola implanta horta e pomar cultivados por alunos e servidores

O Ceim Enock de Freitas, no bairro Juparanã, em Linhares, no norte capixaba, ganhou uma horta e um pomar, na última etapa do projeto “Revitalização do Espaço Escolar”. Os alunos, com o auxílio dos servidores, cuidaram de todo o processo desde o preparo dos canteiros, adubação, plantio até chegar o período da colheita. Nesses espaços é possível encontrar temperos verdes, hortaliças, legumes e plantas medicinais, além de árvores frutíferas como o cacau, a goiaba, a acerola, o figo, a nêspera, o morango e o pé de cana.

A primeira etapa do projeto se iniciou em 2020, com o paisagismo das áreas verdes e instalações de brinquedos feitos com pneus reciclados, como motos e pula-pulas (dentre outros), e a instalação de floreiras em forma de xícaras e roseiras, também confeccionadas com o pneu.

Anúncio

Pés de ipês também foram plantados e, no futuro, funcionarão como cerca viva para arborizar e embelezar o pátio, além de diversas espécies de flores, bem como pintura de jogos, e a manutenção e os cuidados com o pátio, e a repaginação da Sala de Vivência.

Anúncio

As crianças que estão sem máscara nas fotos são menores de 2 anos e, conforme Portaria Conjunta Sesa/Sedu Nº 02-R de 29 de setembro de 2020, em seu artigo 14, não devem utilizá-las.

A diretora Jucilene Fasolo Araujo comentou sobre a importância de replanejar o pátio externo da escola de uma forma diferente, de modo que atenda não somente as demandas pedagógicas, mas que seja um lugar acolhedor e prazeroso para a criança, onde elas possam brincar, criar, recriar suas brincadeiras, encontrar soluções, sanar suas curiosidades, e que esteja feliz, auxiliando na construção da identidade, no crescimento social e emocional da criança.

“Um espaço, quando é bem planejado, organizado e gerido com sabedoria, abre as janelas para o pensamento e imaginação infantil, possibilitando a criatividade, a segurança, a autonomia da criança, oportunizando, assim, o seu crescimento, a sua socialização e a sua atuação no mundo”, disse a diretora, informando que o projeto se tornou uma prática didática na escola.

Fonte: Prefeitura Municipal de Linhares

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Festival Santa Teresa Gourmet completa dez anos

Já está tudo pronto para o Festival Santa Teresa Gourmet, que completa 10 ...

Dieta ajustada e suplementação potencializam desempenho dos cavalos em provas

Foto: Freepik Suplementação nutricional é complemento otimizador para performance O Brasil conta com tropa ...

Confira orientações para a colheita do café

Cafeicultor deve se planejar e estar atento à maturação dos frutos O mês ...

Fim de semana gelado em Vitória e mais 7 capitais brasileiras

Foto: Freepik As capitais da Região Sul, do Sudeste e também Campo Grande, ...

Festival vai reunir gastronomia, cultura e música em Anchieta

Foto: Yuri Barichivich / Setur Já pensou em passar um final de semana curtindo praia, ...