Expoinel 2020 elege os melhores do Nelore e Nelore Mocho

Foto: Cláudia Monteiro

RIMA FIV PRAIRIE, da Rima Agropecuária, foi a Grande Campeã Nelore da Expoinel 2020, realizada na Fazenda Paraíso, em Vila Velha, no Espírito Santo. O Grande Campeão Nelore foi ROQUE FIV GIBER, de Eduardo R. Lucente. Os Grandes Campeões Nelore Mocho foram IPANEMA FIV ANGICO e JONG FIV ANGICO, ambos de Udelson Nunes Franco. Além disso, CRL Agropecuária foi o Melhor Expositor Nelore e Campeão Supremo. Já o Melhor Criador Nelore foi a Rima Agropecuária. Na categoria Melhor Expositor e Criador Nelore Mocho, os prêmios ficaram com Udelson Nunes Franco. 

A Expoinel 2020 foi presencial mas sem público, seguindo todos os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades de saúde. O resultado foi muito positivo. “Estamos muito felizes com as metas planejadas e conquistadas pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) com a Expoinel 2020. Não foi fácil. Na verdade, foi um desafio difícil pela somatória de fatores: pandemia do novo coronavírus, mudança de local, pouco tempo para organizar um evento dessa magnitude, sem a presença do público, medidas preventivas para a Covid-19, transmissão ao vivo dos julgamentos, entre tantos outros fatores. Mas valeu muito a pena. Tivemos de inovar e nos superar, pois já realizamos muitas ações pioneiras. Felizmente, deu tudo certo. Recebemos número expressivo de animais Nelore e Nelore Mocho se considerarmos o momento da Covid-19”, destaca Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB. No total, 274 animais participaram dos julgamentos, sendo 227 Nelore e 47 Nelore Mocho.

Os julgamentos foram transmitidos ao vivo e online durante toda a exposição pelo Facebook e Youtube da ACNB e também pelo Lance Rural. Já os Grandes Campeonatos foram transmitidos pelo Canal do Criador.

A 49ª Expoinel, principal exposição da raça Nelore e Nelore Mocho do Brasil foi prestigiada pelo apoio de muitas lideranças locais e nacionais. Na abertura, que aconteceu no dia 16 de setembro, participaram presencialmente o presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar; o presidente da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN), Carlos Tadeu Bastos da Rosa, o gerente da Fazenda Heringer, Victor Paulo Silva Miranda, além das manifestações virtuais, com o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior; o presidente da Assocon, Mauricio Veloso; o ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues;  o presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio, Deputado Federal Alceu Moreira; o vice-presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio, Deputado Federal Evair de Melo, o diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Mário Louzada; e o secretário de Estado da Agricultura do Espírito Santo, Paulo Foletto.

Além do julgamento dos animais, no dia 17 de setembro aconteceu o webinar “A qualidade da carne brasileira passa pelo Nelore”, realizado em parceria com o Giro do Boi, e contou com a abertura feita pelo presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, em seguida Fabio Dias, diretor de relacionamento com pecuaristas Friboi falou sobre os dados de abate do Friboi, qualidade, marcas e mercados, já André Locateli, gerente executivo da ACNB apresentou o resumo dos resultados 2020 e a evolução histórica do Circuito Nelore de Qualidade; e Sérgio Pflanzer, professor doutor da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas finalizou com o tema sobre o potencial da carne de animais zebuínos. O evento foi encerrado com debate e a participação da plateia.

O presidente da ACNB já faz o convite para a próxima Expoinel. “Em 2021, retornaremos a Uberaba (MG), mas nos sentimos felizes pelo resgate das exposições ranqueadas do Nelore. Estávamos há mais de seis meses sem uma exposição do Circuito Amarelo. A Expoinel trouxe mais confiança, motivação e esperança para todos, pois o agro não pode parar, a pecuária não pode parar e os nossos sonhos não podem acabar. Convidamos todos para a participação nas próximas exposições do Ranking Nelore (Ituverava, Uberlândia e outras). Vamos fortalecer a raça Nelore e o setor pecuário, pois Juntos Somos Mais Fortes. Parabéns aos expositores e criadores que levaram animais à Expoinel 2020, pois são todos vencedores”, comenta Nabih Amin El Aouar.

No dia 19 de setembro aconteceu a entrega de troféus aos vencedores da etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada no Frigorífico Frisa, em Colatina (ES). O encerramento também contou com a participação de importantes autoridades: virtualmente estava a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, além da presença do presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar; o presidente da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN), Carlos Tadeu Bastos da Rosa; o gerente da Fazenda Heringer, Victor Paulo Silva Miranda; do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; o vice-presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio,  Deputado Federal Evair de Melo e o prefeito de Vila Velha (ES), Max Filho.

A Expoinel 2020 é realização da ACNB e da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN), com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Fertilizantes Heringer, DSM Tortuga e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. O Canal do Criador foi o canal oficial do evento.

Confira os premiados da edição Expoinel 2020:

  • Grande Campeão Nelore: ROQUE FIV GIBER – Expositor: EDUARDO R. LUCENTE E OUTRO COND.
  • Grande Campeã Nelore: RIMA FIV PRAIRIE – Expositor: RIMA AGROPECUÁRIA
  • Melhor Expositor e Campeão Supremo Nelore: CRL AGROPECUÁRIA
  • Melhor Criador Nelore:RIMA AGROPECUÁRIA
  • Grande Campeã Nelore Mocho: IPANEMA FIV ANGICO – Expositor: UDELSON NUNES FRANCO
  • Grande Campeão Nelore Mocho: JONG FIV ANGICO – Expositor: UDELSON NUNES FRANCO
  • Melhor expositor e criador Nelore Mocho: UDELSON NUNES FRANCO

Fonte: Texto Assessoria

Últimas notícias

Tratoraço reúne mais de dois mil veículos contra taxação do ICMS

Um tratoraço realizado na manhã de ontem (14), na Avenida Coronel Marcondes, em ...

Valor da Produção Agropecuária de 2020 é o maior da história

Foto: Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil A carne bovina foi um ...

Conab vende mais de 140 mil toneladas de milho para pequenos criadores em 2020

A comercialização de milho dos estoques do governo federal pôde beneficiar mais de ...

Projeto faz reúso de água para produção de alimentos

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) ...

Idaf registra primeira agroindústria de 2021 em Ibitirama

Uma queijaria de Ibitirama foi o primeiro estabelecimento de 2021 registrado junto ao ...