ExpoSul Rural 2020 terá encontros de jovens do campo

A ExpoSul Rural 2020, que será realizada de 1º a 5 de abril, no Parque de Exposições de Cachoeiro de Itapemirim, terá dois encontros voltados para jovens que atuam no meio rural. Educação, tecnologia e inovação no campo estão entre os temas a serem debatidos.

No dia 2, das 14h às 16h, o Movimento de Promoção Educacional do Espírito Santo (Mepes) realizará uma mesa redonda. Na ocasião, serão discutidos os diversos projetos desenvolvidos pela organização, especialmente os relacionados à educação da juventude rural por meio das Escolas Família Agrícola (EFA) – em Cachoeiro, há uma unidade no distrito de Pacotuba (Efaci), mantida em parceria com a prefeitura. São esperados 300 jovens para a atividade.

No dia 4, das 8h às 17h, jovens do interior do Espírito Santo participarão do Conexão Agro Jovem. O evento, organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado (Senar-ES), terá apresentações de casos de sucesso de jovens na agropecuária capixaba, palestra sobre novidades tecnológicas e inovadoras para o campo e momentos de troca de experiências.

O Senar-ES está apoiando a formação de caravanas para a ida até o local do Conexão Agro Jovem. Os interessados (18 a 30 anos) devem procurar os sindicatos rurais de seus respectivos municípios. São esperados 400 jovens no evento.

“Queremos despertar nos jovens a liderança, o empreendedorismo e a busca pelo conhecimento, pois são eles o presente e o futuro da agropecuária capixaba. Com exemplos práticos, a juventude verá que vale a pena investir no campo e que é possível alcançar realização pessoal e financeira nas propriedades rurais”, explica Letícia Toniato Simões, superintendente do Senar-ES.

“É fundamental para um evento como a ExpoSul Rural ter atividades direcionadas à juventude rural, pois contribuem para o sentimento de pertencimento desses jovens às suas localidades de origem e para apresentá-los a novas perspectivas no campo”, comenta o prefeito Victor Coelho.

ExpoSul Rural

Organizada pela Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e pelo Sindicato Rural do município, a ExpoSul Rural chegará à sua quarta edição em 2020. A estrutura do evento, o maior do setor agro do Espírito Santo, ocupará 100 mil metros quadrados do Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, no bairro Aeroporto.

Entre as atrações estão exposição agropecuária, fazendinha educativa, competições equestres, capacitações e atividades de cultura e lazer. Mais de 200 expositores confirmaram presença, incluindo municípios afetados pelas chuvas dos últimos meses, especialmente convidados a participar.

“A cada ano, buscamos incrementar a programação com novidades. É importantíssimo que a juventude rural aproveite o evento para se encontrar, trocar experiências e adquirir novos conhecimentos”, destaca o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.

“Quando promovemos encontro de jovens, estamos deixando claro que nossa aposta para o futuro da agricultura é neles, nos jovens. A sucessão no campo é o que vai determinar qual agricultura teremos num futuro próximo. A ExpoSul Rural, muito mais que uma simples exposição agropecuária, nasceu para enfrentarmos nossos desafios. O Senar-ES e o Mepes engrandecem o evento com essas atividades”, complementa o presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro, Wesley Mendes.

Últimas notícias

Agricultores capixabas são autorizados a usar água rio Itabapoana para irrigação

A Agerh analisou 250 processos e emitiu 70 Outorgas de Uso da Água ...

Contribuição Sindical Rural pode ser paga até esta sexta (04)

A Contribuição Sindical Rural (CSR) fortalece a defesa dos interesses do campo e ...

Abertas as inscrições para o Encontro das Lideranças do Cooperativismo Capixaba

Evento será realizado totalmente no formato digital no dia 17 de dezembro (quinta-feira), ...

Contratações de crédito rural entre julho e novembro têm alta de 19%

As contratações das operações de crédito rural da safra 2020/2021 somaram R$ 108,7 ...

Premiação distribui R$ 130 mil para os produtores dos melhores cafés do Espírito Santo

Fotos: Sidney Dalvi e Hélio Filho/Secom Os melhores cafés especiais capixabas foram eleitos ...