Feiras livres voltam a funcionar em Cariacica a partir deste sábado

Foto: Lucas Calazans

A Prefeitura Municipal de Cariacica liberou, a partir deste sábado, a realização de feiras livres cadastradas na cidade. As atividades estavam suspensas por 30 dias, conforme o decreto 063/2020, publicado no último domingo. A decisão de retomar os trabalhos foi tomada após reunião realizada ontem pela manhã (27). Para voltarem aos locais de trabalho os feirantes terão que cumprir uma série de exigências, todas visando a saúde deles e dos consumidores neste momento de pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Participaram do encontro o procurador-geral, Eduardo Dalla Bernardina; o secretário de Meio Ambiente, Claudio Denicoli; o gerente de Fiscalização Urbanística e Integrada, Jefferson Gomes Finco e feirantes.

Foi acordado que um dos pontos a serem seguidos é o espaçamento lateral de, no mínimo, 1,5 metro entre uma barraca e outra e não deixar produtos ao redor. Os mesmos deverão depositados nos tabuleiros ou armazenados embaixo.

Outro aspecto do decreto determina que não hajam, entre os feirantes, pessoas com idade superior a 60 anos ou com sintomas de gripe ou resfriado. Os feirantes também deverão adotar medidas de higiene preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) são elas a limpeza constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70º. Utensílios como balanças, cestas, recipientes, da mesma forma, devem ser higienizados constantemente.

PROIBIÇÕES – Pastéis, caldos de cana e outros alimentos podem ser comercializados, desde que, em embalagens fechadas e adequadas ao transporte, já que está proibido o consumo de alimentos nas feiras.

Outra proibição diz respeito a disponibilização de mesas e cadeiras para atendimento aos clientes, bem como a utilização de áreas destinadas ao fluxo de pessoas.

O secretário de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, Claudio Denicoli, defende que, como a decisão de retomar os trabalhos era um anseio dos feirantes, a categoria irá acatar às determinações do decreto.

“Os feirantes irão cumprir, pois se não der certo as feiras serão novamente suspensas. Compartilhamos com eles a responsabilidade de conter a disseminação do coronavírus. Nossa equipe de fiscalização está atuando por toda a cidade e vai intensificar as fiscalização nas feiras”, avalia.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Fernando Cesar Teixeira, também avalia a medida como positiva, desde que as recomendações sejam seguidas.

“Tendo em vista que os demais comerciantes estão aceitando bem as orientações que a Vigilância Sanitária está passando, acredito que os feirantes também irão aceitar”, diz.

PENALIDADES – O comerciante que infringir os termos do decreto terá o cadastro para participar de feiras em Cariacica excluído e será encaminhado à delegacia.

A fiscalização ficará à cargo dos técnicos da Coordenação de Feiras do município.

Fonte: PMC

Últimas notícias

Apreendida carne ilegal que estava sendo vendida em Santa Maria de Jetibá

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (PPMA), em ação conjunta com a equipe ...

Conheça uma produção de café sustentável e tecnológica

A produção de café conilon do cafeicultor Gerson Camiletti, em Sooretama, foi aperfeiçoada ...

Agro brasileiro mostra-se inovador, tecnológico, produtivo e sustentável em Congresso de Marketing do Agro ABMRA

“Essa edição do Congresso ABMRA reuniu diversos elos da cadeia e conseguiu trazer ...

Café do Campo das Vertentes conquista selo de Indicação Geográfica

O clima ameno, com excelente altitude para o plantio e características próprias que ...

Mapa promove capacitação online sobre Programa de Sanidade dos Equídeos

As inscrições já estão abertas e o curso pode ser concluído em 60 ...