Furto de gado e venda clandestina de carne são investigados no Sul do Espírito Santo

Foto: Divulgação/SESP

Uma operação realizada nesta quarta-feira (26) cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em Marataízes e Itapemirim para investigar um grupo suspeito de envolvimento em furtos e abates clandestinos de gado no Sul do Espírito Santo.

Anúncio

A ação foi conduzida pela Delegacia de Presidente Kennedy e contou com o apoio das Vigilâncias Sanitárias dos municípios envolvidos. Durante as diligências, também foram realizadas fiscalizações para verificar a procedência, o armazenamento e a comercialização de carnes encontradas nos locais vistoriados.

A investigação começou há cerca de dois meses, depois que várias cabeças de gado foram furtadas de uma propriedade rural de Presidente Kennedy. A partir do caso, os investigadores reuniram informações que apontaram uma possível ligação com outros furtos de animais na região.

Anúncio

De acordo com o titular da Delegacia de Presidente Kennedy, Daniel de Araújo Santos, os suspeitos retiravam os animais das propriedades rurais e realizavam o abate ainda no local.

“A carne era posteriormente transportada e distribuída para comercialização. A prática pode ter ocorrido em diferentes localidades da região Sul capixaba”, disse.

Segundo o delegado, parte da carne, principalmente os cortes considerados nobres, teria como destino açougues da região.

“Também apuramos a possível participação de responsáveis por estabelecimentos comerciais que teriam conhecimento da origem ilícita dos produtos e, ainda assim, os colocariam à venda”, afirmou Araújo.

Os cinco mandados foram cumpridos em endereços ligados aos investigados, incluindo locais apontados como utilizados para armazenamento de carne e estabelecimentos comerciais suspeitos de atuar na revenda dos produtos.

Além de identificar todos os envolvidos, a investigação busca verificar se o grupo tem relação com outros casos de furto de gado e dimensionar a possível cadeia de receptação e comercialização clandestina de carne na região.

O caso também chama atenção para os impactos do abigeato na atividade pecuária, já que o furto de animais gera prejuízos diretamente aos produtores rurais e pode envolver outras etapas até a chegada da carne ao consumidor.

Fonte: SESP

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Nutrição eficiente ganha espaço na busca por maior produtividade na pecuária leiteira

Foto: Divulgaçãp/MCassab  A pecuária leiteira brasileira tem ampliado a atenção para a eficiência ...

Como a cotação do dólar impacta o produtor rural

Foto: Freepik A variação do dólar é um dos fatores que mais influenciam ...

Crédito ajuda a transformar propriedade rural no primeiro beijandário do Espírito Santo 

Fotos: Julio Huber Texto: Julio Huber e Bruno Faustino Na propriedade onde hoje ...

Festa do Morango resgata desfile cultural pelas ruas de Pedra Azul após quase 30 anos

Foto: Após décadas fora da programação, o desfile cultural da Festa do Morango ...

Cria, recria e engorda: entenda as fases da pecuária de corte

Foto: Freepik A pecuária de corte brasileira costuma ser dividida em três fases ...