Governo cria linha de crédito de até R$ 10 bilhões para incentivar compra de máquinas agrícolas inovadoras
Foto: Freepik

Produtores rurais terão acesso a uma nova linha de financiamento voltada à aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas inovadores fabricados no Brasil. A medida foi oficializada pelo Governo Federal por meio da Medida Provisória nº 1.374, publicada nesta quarta-feira (1º), que autoriza a destinação de até R$ 10 bilhões para ampliar o acesso ao crédito e estimular a modernização da produção agropecuária.
Anúncio
A iniciativa integra o programa Move Agricultura e altera a Lei nº 11.540/2007, permitindo, de forma extraordinária durante o exercício financeiro de 2026, a criação da nova linha de financiamento. A operação será coordenada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com recursos descentralizados por meio de agências de fomento, bancos de desenvolvimento e instituições financeiras oficiais credenciadas.
Os recursos serão destinados a projetos de disseminação tecnológica baseados em equipamentos agrícolas inovadores desenvolvidos no Brasil. A novidade é que tanto pessoas físicas quanto jurídicas poderão acessar a linha de crédito, que será enquadrada como crédito rural conforme a legislação vigente.
Anúncio
Segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, a ampliação do público beneficiado busca tornar o financiamento mais acessível aos produtores rurais. “Ampliamos o acesso à linha de financiamento para que não apenas pessoas jurídicas, mas também produtores rurais pessoas físicas possam adquirir máquinas e equipamentos agrícolas inovadores produzidos no Brasil. Crédito só transforma quando gera oportunidades”, afirmou.
Ao permitir a participação de produtores de diferentes portes, o governo pretende incentivar a adoção de tecnologias nacionais no campo, contribuindo para elevar a produtividade e fortalecer a competitividade da agropecuária brasileira.
Move Agricultura
A nova linha de financiamento integra o Move Agricultura, programa lançado durante a 20ª edição da Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães (BA). A iniciativa oferece crédito para aquisição de tratores, colheitadeiras, plantadeiras e outros implementos agrícolas, com juros de até 9,2% ao ano, prazo de financiamento de até 60 meses e carência de 12 meses.
O objetivo é acelerar a renovação da frota de máquinas agrícolas, estimular a produção nacional de equipamentos com maior conteúdo tecnológico e ampliar a eficiência das atividades no campo.
Apoio a produtores de cana no Nordeste
Além da criação da nova linha de crédito, a Medida Provisória nº 1.374 também autoriza a concessão de apoio financeiro, por meio de subvenção econômica, aos produtores independentes de cana-de-açúcar da Região Nordeste afetados por prejuízos relacionados à tributação adicional imposta pelos Estados Unidos sobre exportações brasileiras ou por eventos climáticos extremos.
A medida foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2026/2027, realizado na última terça-feira (30).
Fonte: Mapa
Anúncio
Anúncio