Idaf apreende carga irregular de 580 litros de agrotóxicos

A equipe do Posto de divisa Zito Pinel, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), localizado em Iúna, realizou, no último sábado (20), a apreensão de 580 litros de agrotóxicos irregulares. A carga, que vinha de Belo Horizonte (MG), tinha como destino duas propriedades rurais nos municípios de Santa Leopoldina e São Domingos do Norte. A destinação final dos produtos apreendidos será definida em processo administrativo próprio, com responsabilização da empresa autuada.

Um dos agrotóxicos apreendidos foi o da marca Furadan 350 SC, que desde outubro de 2017 tem o seu registro e uso proibido em todo território nacional pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Durante a fiscalização, também foi identificado que a quantidade de agrotóxico descrito nas notas fiscais era inferior ao que estava sendo transportado, e o veículo transportador não seguia a exigência de identificação de transporte de produto perigoso. Além disso, os produtos seriam comercializados sem a receita agronômica, que deve ser emitida por um profissional habilitado, e a empresa e os produtos não tinham cadastro junto ao Idaf.

Segundo o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, os postos fiscais de divisa continuam atuando normalmente na pandemia, realizando vigilância constante, a fim de garantir a qualidade dos alimentos, bem como a sanidade dos rebanhos e lavouras capixabas.

O diretor ainda ressalta que as atividades que não admitem paralisação, por se caracterizarem como serviço essencial, manterão o atendimento, atentando-se para as determinações dos órgãos de saúde no que se refere à higienização, uso de máscara, distanciamento social, entre outros, visando a garantir a segurança de todos.

Texto: Rafaely Lyra/Idaf

Últimas notícias

Lançamento da Ruraltures será nesta quinta-feira (07) em Venda Nova do Imigrante

Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau promoverá, amanhã ...

Sistema Cantareira opera em estado de alerta

Os últimos dias acenderam um alerta para o nível dos reservatórios que abastecem ...

Jovens agricultores participam de curso sobre formação de lideranças

Um dos pilares da Coordenadora Latino-americana e do Caribe de Pequenos Produtores e ...

Revista Negócio Rural vence prêmio de jornalismo de Pernambuco

O cooperativismo conecta pessoas e também histórias. Que similaridade poderia haver entre as ...

Serenata Italiana será no próximo sábado (09) em Venda Nova do Imigrante

Relembrar os costumes dos primeiros imigrantes italianos que chegaram em Venda Nova do ...