Mais de 14 mil mudas de frutas e sucos irregulares são apreendidos

Foto: Mapa

Uma ação de fiscalização do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Vale do Paraíba (SP) resultou na apreensão de 14 mil mudas de espécies frutíferas, produzidas sem a devida inscrição da produção no Mapa. A produtora foi autuada e instada a regularizar a situação.

Anúncio

Além das mudas no viveiro, os fiscais apreenderam 8.719 litros de quatro sucos diferentes interceptados numa cooperativa de produtores orgânicos de Pindamonhangaba. O estabelecimento produtor dos sucos não tem registro no Mapa, na área de bebidas. O produto seria vendido a prefeituras da região para consumo na merenda escolar.

As apreensões são cautelares, de modo que os produtos podem ser liberados se forem regularizados. A operação envolveu equipe de diferentes setores, que se uniram para otimizar esforços. Estiveram representados os setores de inspeção de mudas e sementes, de produtos orgânicos e a unidade regional do Mapa em Guaratinguetá. A ação aconteceu de 4 a 7 de novembro e a equipe percorreu 636 quilômetros para acessar os estabelecimentos fiscalizados.

Anúncio

A ação inaugura com êxito a fiscalização conjunta das duas áreas na região do Vale do Paraíba e as equipes já planejam repetir em 2025 o trabalho conjunto na região. Foram fiscalizados produtores de mudas de espécies frutíferas e de gramíneas de Campos do Jordão e São José dos Campos, além de estabelecimentos relacionados à produção orgânica localizados em Jacareí e Pindamonhangaba. Houve coleta de amostras de produtos vegetais para aferição laboratorial da qualidade orgânica.

Fonte: Mapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Estoques públicos de arroz, feijão e milho entram no período de risco climático em níveis baixos

Foto: Freepik O Brasil inicia um novo período de risco climático com estoques ...

Senado aprova projeto que amplia papel do seguro rural no crédito e na gestão de riscos

Foto: Mapa O Senado aprovou o Projeto de Lei 2.951/2024, que altera regras ...

Soja e boi gordo sobem na primeira semana de setembro enquanto milho recua

Foto: Freepik O mercado físico de grãos e proteína animal terminou a primeira ...

OCB/ES completa 54 anos com mais de 1 milhão de cooperados no Espírito Santo

Foto: Divulgação/OCB-ES A Organização das Cooperativas do Estado do Espírito Santo (Ocees) foi ...

Capacitação busca ampliar uso de pescado na alimentação escolar do Espírito Santo

Foto: Divulgação/IFES- Piuma Uma parceria entre o Sindicato da Pesca do Espírito Santo ...